TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Atividades Do Corpo E Da Mente

Exames: AD1 Atividades Do Corpo E Da Mente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

1- Percebemos que os gestores de instituições/empresas públicas e privadas têm investido, cada vez mais, na saúde do trabalhador. Você acredita que este "cuidado" está relacionado com a capacidade produtiva dos profissionais?

A partir do conteúdo estudado nesta disciplina e em seus conhecimentos, responda:

a) Quais são os reflexos dos investimentos daquelas instituições/empresas na saúde dos seus trabalhadores, e seus impactos na capacidade produtiva dos mesmos? (2,0 pontos)

Grande parte das pessoas passam a maior parte de suas vidas no local de trabalho, muitas vezes mais até que com suas próprias famílias. Por este motivo existe uma grande importância do investimento das instituições/empresas na saúde dos seus trabalhadores. Quando este investimento existe, dentro do trabalho com ginástica laboral ou algum tipo de recreação para os trabalhadores se distraírem e saírem um pouco do clima de cobrança. E também os investimentos feitos pela empresa a estabelecimentos fora da mesma, como por exemplo, ajuda da instituição de trabalho no pagamento de academias de musculação ou centros esportivos para seus funcionários se exercitarem e ter mais qualidade de vida relacionada à saúde. Em fim, estas duas formas de investimento são de suma importância para os trabalhadores gozarem de boa saúde e conseqüentemente terem uma maior produtividade, principalmente pelo motivo de saberem que a empresa esta preocupada com sua saúde e não somente tratando como ``robô`` e observando somente sua produção.

b) Elabore um estudo de caso em uma instituição/empresa pública ou privada, da área de segurança de seu Estado ou município, identificando e descrevendo em um texto entre 18 e 25 linhas, ações que visam assegurar e promover à saúde do trabalhador e as consequências destas ações nos resultados finais de produtividade desta instituição/empresa. (3,0 pontos)

A academia Garra é uma é uma empresa que oferece serviços de musculação, ginástica, lutas e pilates aos seus clientes. Ela esta localizada na Rua João Pio Duarte, Córrego Grande, Florianópolis. Esta empresa oferece aos seus funcionários horários de descontração como ginástica laboral e organiza encontros mensais para realização de trilhas, jantares, festas. Esta empresa também presa muito pelo que o funcionário esta sentindo a cada dia de trabalho, com um quadro em que os funcionários descrevem como estão se sentindo diariamente, desta maneira os outros funcionários sabem como tratar cada um de seus colegas a fim de construir um ambiente de mais paz e harmonia. Esta empresa também cobra muito de cada funcionário, para que o mesmo usufrua de seus serviços, assim usando o próprio local da empresa para se exercitar. Na semana que antecede o aniversario de cada funcionário da empresa, os componentes da mesma dividem um dinheiro para comprar um presente ao mesmo e anunciam parabenizando – o na radio da academia. Estes pontos citados com certeza proporcionam uma maior qualidade de vida relacionada à saúde para os trabalhadores e interação entre todos da empresa, conseqüentemente aumentando muito a vontade de trabalhar e assim deixando os funcionários com uma produtividade superior.

2- Leia atentamente as citações a seguir, referentes à saúde do preso:

Quanto à saúde do preso, ressaltamos que ela envolve uma das principais atividades que engloba o dia a dia carcerário. Nesse contexto, compreende o cuidado com a alimentação, cuidados com a higiene pessoal e do ambiente.

De acordo com o art. 14, da Lei nº 7.210/1984, das Execuções Penais, "a assistência à saúde do preso e do internado, de caráter preventivo e curativo, compreendendo o atendimento médico, farmacêutico e odontológico, previsto pela legislação brasileira" (BRASIL, 1984).

Segundo Luiz; Silva e Petry (2011, p. 85):

O bom estado de saúde do preso é importante para todos, pois afeta o funcionamento da comunidade prisional em um todo, visto que a condição de estar preso pode ter um efeito prejudicial para o bem-estar tanto físico quanto mental dos reclusos.

Infelizmente, a realidade do sistema prisional brasileiro, em que a superlotação, precariedade e insalubridade das prisões predominam, favorece a alta incidência de problemas de saúde dos presos, principalmente por ser um ambiente propício à proliferação de epidemias e ao contágio de doenças. Os fatores estruturais, aliados a uma qualidade inadequada da alimentação, sedentarismo, uso de drogas, falta de higiene e toda a lugubridade da prisão, faz com que a resistência física e a saúde dos presos sejam por demais fragilizadas.

A questão da saúde tem sido, até então, um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com