TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Comportamento - Atividade 01

Artigo: Psicologia E Comportamento - Atividade 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

1 – QUESTÃO 01

1.1 Com base no perfil profissiográfico do seu curso, construa um texto (15 a 20 linhas) sobre a importância da psicologia para a sua formação.

A psicologia em suas diversas teorias estuda o comportamento, a mente, o contexto histórico-social que o ser humano está inserido e também as suas relações. Como o contexto histórico-social sempre está se modificando, o ser também se modifica, e o seu estudo também está em continua mutação. Isto demonstra como é complexo o estudo das teorias psicológicas e também a noção do quão importante é a psicologia para a compreensão do ser humano e especialmente a si mesmo.

Com relação a isso, a arquitetura, técnica de projetar um ambiente habitado para o homem, realiza suas obras arquitetônicas através das interações entre a natureza e a cultura, entre o individuo e a sociedade, assim, a casa representa o ser humano em sua essência. Por isso, a casa é o símbolo de todas as “peles” sucessivas que envolvem o homem – o seio materno, corpos, família, universo – e vão se encaixando e modelando, segundo J. Royer na obra Le dessin dune Maison: image de ladaptation sociale de lenfant, e com isso, a casa é capaz de desencadear lembranças, sonhos, paixões, fazendo com a imagem da habitação acompanhe o homem ao longo de sua vida.

Segundo o psiquiatra Wilhelm Reich (1897-1957), o caráter humano é composto de suas atitudes habituais e seu padrão consistente de respostas para diversas situações, o que inclui atitudes e valores conscientes, o tipo de comportamento e atitudes físicas, assim, uma pessoa irá se relacionar com os outros ou com objetos que estejam de acordo com seus traços de caráter, podendo dizer o mesmo a respeito de suas escolhas na construção e/ou decoração da casa própria. Por isso, na hora de desenvolver e projetar um projeto arquitetônico é importante se preocupar com a personalidade dos moradores, a sua cultura e seu estilo de vida, para que a casa transmita aos ocupantes a sensação de ‘sentir-se em casa’, além de traduzir suas necessidades e desejos. Através disso, se vê a importância da psicologia na formação de um arquiteto.

Na formação de engenheiro, a importância da Psicologia está no conhecimento e entendimento de questões referentes à identidade e subjetividade para ter uma boa relação de trabalho com todos dentro da empresa, principalmente em momentos de trabalho em grupo que quase sempre são requisitados como participar de projetos, cursos, eventos, comissões, convênios e programas de ensino, pesquisa, etc.

2 – QUESTÃO 02

2.1 Leia a tirinha de Calvin e responda a questão a seguir:

A comunicação é um processo presente nas relações interpessoais, mas se for pouco cuidada, gera como consequência muitos conflitos.

Como a comunicação afeta as relações de trabalho na sua área de atuação?

Quais outros elementos interferem nas relações interpessoais na sua área de trabalho? Justifique:

A comunicação é um processo de transmitir ou compartilhar experiências, ideias, informações, sentimentos através da relação emissor-mensagem-receptor, tendo como formas de mensagens as palavras, gestos, olhares e movimentos do corpo, fazendo com que as pessoas se relacionem entre si e modifiquem a sociedade onde estão inseridas. Entretanto, cada individuo possui a sua maneira de transformar e utilizar a informação no processo de comunicação, o que pode interferir na codificação e decodificação da mensagem, criando possíveis problemas de comunicação. Isso acontece devido ao conhecimento e valores de cada individuo, já que cada pessoa tem um modelo mental diferente e vivências diferentes.

O trabalho em arquitetura se dá a partir da relação entre diversas pessoas, como o arquiteto, cliente, engenheiro, pedreiro, entre outros no processo de construção, em que essas relações são determinadas pela atitude que vem da autonomia de cada profissional, em que estes são dotados de diferentes valores e saberes que norteiam suas ideias sobre projetar e construir. Por isso, é importante não haver ruídos na comunicação entre esses profissionais para que não haja erros na hora de construir, afetando assim, os resultados da edificação, a qualidade de vida dos funcionários e responsáveis, além de causar prejuízos as empresas de projetos e de construção.

Outros elementos que interferem nas relações interpessoais na arquitetura são encontro hostil, exigências ou interesses incompatíveis, estado ou ação antagônica, falta de respeito, dificuldade em ouvir, ambiente de trabalho sem as necessidades básicas para se realizar o trabalho, entre outros, pois esses elementos dificultam uma boa comunicação e uma boa organização de trabalho, prejudicando as relações pessoais e profissionais, além de toda a compreensão de um projeto arquitetônico que possa estar sendo compartilhado para um grupo de profissionais.

A comunicação afeta as relações de trabalho na engenharia em todo momento. É preciso ter uma boa comunicação com o chefe e com os outros envolvidos no dia a dia da empresa, sejam estas pessoas muito ou pouco valorizadas no serviço que se deseja fazer, todas elas tem sua importância para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com