TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Juridica Atividade Estruturada III

Exames: Psicologia Juridica Atividade Estruturada III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE ESTRUTURADA PSICOLOGIA JURIDICA

Justiça Restaurativa de Porto Alegre atende quase 800 casos em 2 anos

Projeto consiste em reunir autor e vítima do delito com presença de famílias.

Exemplo do sucesso é jovem que, aos 23 anos, se tornou microempresário.

Do G1 RS

O Centro de Justiça Restaurativa de Porto Alegre já atendeu quase 800 casos envolvendo menores infratores nos últimos dois anos. O projeto, que consiste em reunir autor e vítima do delito, foi criado há sete anos, e vem sendo uma alternativa ao cumprimento de medida socioeducativa, como mostra reportagem do RBS Notícias (veja no vídeo).

No Centro de Justiça Restaurativa, o menor autor da infração pede desculpas para a vítima em frente à própria família e aos parentes de quem sofreu o delito. Um dos primeiros casos atendidos no projeto foi de um menino apreendido em uma tentativa de assalto aos 17 anos. Ao se desculpar por um assalto, ele ouviu uma demonstração de compreensão: ?Você estará desculpado sempre, porque não vi maldade em ti. Você foi vítima, tanto quanto eu?.

Atualmente, o jovem tem 23 anos e é microempresário. O exemplo é usado pelo juiz Leoberto Brancher, um dos idealizadores do projeto. ?O funcionamento é trazer as pessoas para conversarem, em que você possa ter um plano de comportamentos futuros e reparação de danos que seja mais importante do que a pessoa simplesmente ser submetida a um castigo?, explicou Brancher.

O programa Fantástico deste último domingo (22) mostrou a situação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) em Porto Alegre e de outras casas no Brasil. A reportagem mostra adolescentes que deveriam ficar sozinhos em um espaço superlotado. O repórter Marcelo Canellas mostra 154 internos onde deveriam haver 60.

A juíza Vera Lúcia Deboni aponta os riscos desse tipo de detenção, sem atividades educativas, de lazer e profissionalizantes para os internos. ?A privação de liberdade nunca foi uma alternativa pedagógica, ninguém é educado preso?, diz Vera Lúcia. ?Temos hoje premências de curto prazo, de muito curto prazo, porque é uma geração inteira que se perde?, acrescenta.

Disponível em

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/07/justica-restaurativa-de-porto-alegre-resolve-quase-800-casos-em-2-anos.html

Acesso em 09 de junho de 2013

A partir do texto acima responda:

1- Qual a importância da Justiça Restaurativa na ressocialização das pessoas em conflito com a lei ?

R- A justiça restaurativa é importante por que traz um novo conceito dos adolescentes em conflito com a lei oportunizando o mesmo a se redimir , sabendo-se que a medida socioeducativa com privação de liberdade não tem tido um resultado satisfatório pois o jovem acaba sendo vitimizado por este sistema que não funciona de uma forma eficaz

2- Desenvolva , a partir do texto, a crítica destacada pela Juíza Vera Lucia Deboni, sobre a situação de privação de liberdade.

Realmente este sistema socioeducativo em que o estatuto da criança e adolescente regulamenta . no que diz respeito a privação da liberdade , essa ressocialização não acontece , pois estes jovens deveriam , estar nestes centros em condições dignas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com