TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Senco Comum

Dissertações: Psicologia E Senco Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de

uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).

R= Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano [ conhecimento cotidiano ]. Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.

Exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico: O atravessar da rua com os carros em movimento. O tempo em que o café ficará quente na garrafa.

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

R= É todo aquele conhecimento acumulado durante uma vida. É o conhecimento empírico que é passado de geração a geração.

Exemplo: chá de boldo para passar a dor de fígado.

3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

R= A visão de mundo é produzida pelo senso comum e este, mesmo com sua forma precária - que é a forma da visão de mundo - , faz parte do conhecimento humano. A visão de  mundo é determinada pelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade, pela sua posição histórica-social-ideológica.

4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso

comum.

R= Há muitos conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Podemos citar como exemplo de apropriação: 'rapaz complexado; 'menina histérica'; 'ficar neurótico'. Mesmo sem sabermos definir cientificamente os termos citados, não deixamos de ser entendidos, pois estas palavras já tem seu significado no 'senso comum'.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Arte, religião, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.

R= A arte abrange toda a sensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música, etc...

A religião abrange o conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais.

A filosofia preocupa-se com a origem e o significado da existência humana.

A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento sobre os fatos, os aspectos da realidade [objeto de estudo da ciência ] e é expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.

O senso comum abrange o conhecimento [ não-científico ] de tudo aquilo que aprendemos e apreendemos ao longo da vida.

6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

R= Objeto específico; Linguagem rigorosa; Métodos e técnicas específicas; Processo cumulativo do conhecimento e Objetividade

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

R= Enquanto o senso comum baseia-se no conhecimento acumulado ao longo da vida, o conhecimento científico é experimentado, provado de forma científica, não apenas vivido.

8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

R= O homem em todas as suas expressões visíveis [ de comportamento ], invisíveis [ nossos sentimentos ], singulares [ porque somos assim ], genéricas [ porque somos todos assim ]. Enfim, é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação e tudo o que está inserido no termo subjetividade.

9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?

R= Os motivos responsáveis pelos vários objetos da Psicologia podem ser explicados pelo fato deste campo ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente [ fins do século 19 ], apesar de existir a Filosofia enquanto preocupação humana.

Um outro motivo que pode ser citado é que sendo o 'homem' o objeto da Psicologia, o pesquisador confunde-se com o objeto pesquisado. Portanto, a concepção de 'homem' que o pesquisador traz consigo

[ confunde ] contamina a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre principalmente porque há várias concepções de 'homem'  entre os cientistas.

10. Qual a matéria-prima da Psicologia?

R= O homem em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo 'subjetividade'.

11. O que é subjetividade?

R= Síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. Enfim, a subjetividade é a maneira de sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.

12. Por que a subjetividade não é inata?

R= A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída. E essa construção é feita aos poucos, Enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior constrói sua subjetividade [em seu interior ]. Portanto não poderia ser inata ao homem.

13. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

R= Elas não podem ser comprovadas cientificamente porque tem como objeto a alma do indivíduo e não o 'homem' em sua totalidade.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »