TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar e Educacional

Artigo: Psicologia Escolar e Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Escolar e Educacional

Prof. Mestre Thiago de Almeida

Introducao

A psicologia escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação, esta em processo de desenvolvimento e faz a interface entre psicologia e educação.

O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola: alunos, educadores (diretores, professores e funcionários) e os pais. O trabalho com essas pessoas é sempre continuo e a intervenção, deveria ser sempre em grupo.

o psicólogo escolar atua não apenas na mediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem à prevenção dos mesmos. Por estar inserido na escola é preciso que tenha conhecimentos relacionados à criança, suas fases de desenvolvimento e de aprendizagem, e sobre o processo ensino-aprendizagem.

O psicólogo escolar é aquele que age e trabalha no espaço de vida e das relações da escola, com as tarefas principais de diagnostico e solução de problemas que aparecem, no âmbito da atividades entre alunos e\ou professores.

De acordo com a ABRAPEE a distinção entre psicologia escolar e psicologia educacional esta calcada no fato da atuação do psicólogo escolar estar mais voltada para intervenção na pratica, enquanto que a do psicólogo educacional se direciona, geralmente, para as áreas ensino e pesquisa.

Psicólogo deve ser não apenas uma pessoa treinada em psicologia, como também treinada em educação, e se não for treinada em ambas é preciso que seja treinada em uma e familiarizada com a outra, para que possa desenvolver o seu trabalho satisfatoriamente, ou seja, capaz de assistir e orientar professores e educadores no trabalho educacional. O papel do psicólogo se baseia em desenvolver um papel importante no processo educativo através de sua atuação profissional, fundamentalmente preventiva; ter uma formação de alto nível teórico, uma vez que devera estar devidamente capacitado e qualificado para enfrentar diversas situações, problemas e dificuldades de adaptação e aprendizagem escolar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com