TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Intiruições Juridicas

Tese: Psicologia Nas Intiruições Juridicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

A proposta de uma Justiça Restaurativa que desafogue o Poder Judiciário e ao mesmo tempo permita uma participação real e efetiva da sociedade na mediação de delitos entre vítimas e transgressores podem ser uma das alternativas factíveis para o abrandamento do estado de violência por que passa a sociedade brasileira.

A pesquisa induz a uma reflexão de que a justiça restaurativa possa amenizar a fragilidade da atual justiça criminal, desde que estudada com rigor metodológico, ou seja, enfatizando o conhecimento científico sobre o tema, afastando o senso comum de supressão do atual modelo ou inferiorizando a dimensão do conhecimento empírico.

Conclui-se que a justiça restaurativa, se bem aplicada, pode constituir um importante instrumento para a construção de uma justiça participativa que fortaleça a justiça criminal, rompendo paradigmas que impedem a aplicação de novas formas de se promover os direitos humanos para toda sociedade.

2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

A Psicologia e o Direito estão entrelaçados por seu objeto comum: o comportamento humano. Apesar de serem ciências diferentes, não podem ser dissociadas uma da outra, pois enquanto a psicologia busca a compreensão do comportamento humano o Direito busca regular esse comportamento. O relacionamento entre essas duas ciências é essencial para o cumprimento da Justiça. As duas perseguem a conduta humana e caminham para o mesmo fim, que é o de diminuir o sofrimento humano.

Assim o direito deve acompanhar essa evolução interdisciplinar, abandonando, a visão do direito como uma ciência autônoma e independente, conforme se configurou tradicionalmente.

3. De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)

1- Psicologia dos Juízes: processo de tomada de decisão dos juízes.

2- Psicologia dos Jurados e testemunhos: processo de tomada de decisão dos jurados, determinar credibilidades dos testemunhos entre outras.

3- Psicologias Penitenciárias: classificação dos detentos, estudos de concessão de indultos, indicação de progressões e regressões de regime, trabalho de egressos e familiares, Laudos Criminológicos e etc.

4- Psicologia Policial e das Forças Armadas: estudar, observar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com