TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia como ciência

Artigo: Psicologia como ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

A psicologia é tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica) que estuda basicamente o comportamento humano e o funcionamento da mente humana. Os pesquisadores da psicologia têm como objetivo entender e explicar como funcionam os pensamentos, comportamentos e as emoções. Dentre as aplicações práticas da psicologia podemos citar como exemplos a seleção, recrutamento, ergonomia, tratamento de distúrbios mentais, auto-ajuda, melhorar a auto-eficácia, dentre muitas outras áreas que se envolvem diretamente com a saúde e o cotidianos das relações humanas.

Um pouco de história

O Início

Como podemos ver em Introdução à Psicologia seu nome deriva dos radicais gregos psique (alma) e logos (estudo), sendo o estudo da alma humana, aqui entende-se alma como “mente”. Esta nomenclatura deve sua origem a um momento histórico em que os filósofos (gregos) acreditavam haver no ser humano duas essências, uma material (soma ou corpo) e uma imaterial (psique ou alma)

Além da raiz filosófica a psicologia possui, também, uma raiz biológica na fisiologia, que estudava a correlação entre os processos corporais (cérebro, sistema nervoso, hormônios) e os processos mentais.

Psicologia como Ciência

A psicologia para se tornar uma disciplina independente precisava se diferenciar da filosofia e da fisiologia, o campo de estudo da psicologia surgiu quando Wilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha.

Os estudos de Wundt se baseavam na análise das sensações e sentimentos através do uso de introspecção, processos extremamente subjetivos. Wundt acreditava que sujeitos treinados adequadamente poderiam identificar precisamente os processos mentais que acompanhavam sentimentos, sensações e pensamentos.

As escolas de Pensamento

Ao longo do tempo foram surgindo novos pensamentos que eram discordantes do modelo de Wundt, e um grande número de “escolas de pensamento” foram surgindo na medida em que se faziam diferentes tentativas de explicar o pensamento e comportamento humano. Apesar de tais escolas serem vistas como forças que competem entre si, cada uma dessas escolas apresentou sua parcela significativa de contribuição para o atual entendimento da psicologia.

Dentre as maiores escolas de pensamento em psicologia, destacam-se: Estruturalismo; Funcionalismo; Psicanálise; Comportamentalismo; Humanismo; Cognitivismo;

A Psicologia na Atualidade

Nos dias atuais a psicologia utiliza-se de métodos mais científicos e objetivos para entender, explicar e predizer o comportamento humano. Os estudos psicológicos são altamente estruturados, começando com uma hipótese que é, então, empiricamente testada. A Psicologia tem duas áreas principais: psicologia acadêmica (focada no estudo de diferentes sub-tópicos da psicologia, incluindo personalidade, psicologia social, psicologia do desenvolvimento. Estes buscam expandir nosso conhecimento teórico) e psicologia aplicada (Foca no uso de diferentes princípios psicológicos para resolver problemas do mundo real. realiza pesquisa aplicada que busca soluções para os problemas diários). Exemplos de áreas da psicologia aplicada incluem psicologia forense, ergonomia e psicologia organizacional/industrial. Muitos outros psicólogos trabalham como terapeutas, ajudando as pessoas a superar problemas mentais, de comportamento e emocionais.

Métodos de Pesquisa em Psicologia

Ao passo em que a psicologia se distancia de suas raízes filosóficas, ela começa aplicar mais e mais os métodos científicos para estudar o comportamento humano. Atualmente, os pesquisadores aplicam uma variedade de métodos científicos, incluindo experimentos, estudos correlacionais, estudos longitudinais, e outros para testar, explica e predizer o comportamento.

Áreas da Psicologia

A Psicologia é um campo muito amplo e diversificado e com o passar do tempo vimos emergir diferentes sub-campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com