TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da personalidade

Projeto de pesquisa: Psicologia da personalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE -Aula 01 e 02

QUESTÃO 1 - A Psicologia da Personalidade é a área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento. A personalidade pode ser definida como:

XA) o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

B) No senso comum o termo personalidade é usado para descrever outras características marcantes de uma pessoa, como “essa pessoa é alta ou aquela menina é magra.

C) O conceito de personalidade não está relacionado as mudanças de habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos.

d) O Modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir, além da interferência de fatores culturais e sociais são comportamentos e não personalidade.

e) Conjunto de reações em face as interações propiciadas pela vida e pelo meio próximo do sujeito onde faz as suas ações de acordo com o seu viver.

QUESTÃO 2 - O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

a) Quais são os aspectos básicos do desenvolvimento humano?

R: Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.

Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.

Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.

Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.

Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com