TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Seminário: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Psicomotricidade

Para Fonseca (2008), a psicomotricidade envolve relações mútuas que está em constante evolução onde se encontra fatores neurofisiológicos, psicológicos e sociais que intervêm na integração, elaboração e realização do movimento humana. Muitos outros teóricos como Piaget falam o quão é importante o desenvolvimento motor e que o mesmo é precursor de todas as demais áreas.

Ao abordar sobre esse assunto Fonseca (2008) enfatiza que não pretende uma linha separatista entre psicologia e fisiologia, o que ele deseja é encontrar uma fundamentação cientifica que unifique de forma coerente toda a dimensão pluridisciplinar da psicomotricidade. O autor acredita que o movimento humano não se desenrola independentemente do seu consciente e que o individuo quando está em movimento não é um espectador desinteressado. Ele afirma que o movimento não é exclusivamente objetivo, não é somente aquilo que se vê, mas que existe inúmeros outros aspectos escapam à simples observação.

Na teoria walloniana a psicomotricidade é compreendida como um instrumento privilegiado de comunicação da vida psíquica. O bêbê, que ainda não se comunica verbalmente, exprime por meio da motricidade suas mais diversas necessidades, traduzidas, portanto, de uma forma não verbal e com aspectos afetivos de expressão de bem ou mal estar. (Fonseca, 2008)

Segundo Fonseca (2008), Wallon ressalta a importância da motricidade na emergência da consciência, onde existe uma constante reciprocidade dos aspectos cinéticos e tônicos da motricidade, assim como as interações entre as atitudes, os movimentos, a sensibilidade e a acomodação perceptiva e mental no decurso do desenvolvimento da criança. O tônus corporal não é apenas fisiológica, ele é investido de afeto, por isso Wallon defende que qualquer movimento existe uma condicionante afetiva que lhe insufla algo de intencional. Por tanto para ele a primeira linguagem da criança é a corporal e através da evolução tônica e do corpo que há um primeiro passo para a comunicação verbal, que Wallon chamará de diálogo tônico. (Fonseca APUD Wallon, 2008)

Assim compreendemos que através das teorias estudadas o corpo não é separado do desenvolvimento intelectual e emocional do individuo, e que o movimento está relacionado ao afeto, à emoção e ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com