TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Seminário: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

A psicomotricidade tem como objetivo trabalhar o individuo com toda sua história de vida: social, política e econômica.

Compreende-se então que a psicomotricidade precisa ser bem vista, com bons olhos pelo profissional da educação infantil, pois ela venha auxiliar no desenvolvimento motor e intelectual da criança, sendo que, o corpo e a mente são elementos intrinsecamente ligados.

A educação infantil um espaço de socialização, onde o professor deve oportunizar atividades além da sala de aula, proporcionando experiências através do brincar, pular, rolar engatinhar, balançar equilibrar dar cambalhotas, etc. favorecendo a motricidade fina contribuindo no processo de ensino-aprendizagem.

A necessidade de se investigar acerca dessa problemática deveu-se ao se observar que existem muitas crianças que apresentam dificuldades na lateralidade, na expressão corporal e espacial. Diante disso, esse tema surgiu a partir de indagações e inquietações pessoais no que tange o fazer e o saber que os professores de educação infantil deve ou deveriam fazer.

Sendo assim, acredito que o tema escolhido é de grande relevância, pois pretende buscar novas informações e conhecimentos que poderá ajudar na construção ou reconstrução de conceitos sobre a psicomotricidade, reconhecendo-a como elemento primordial na formação humana.

Tem-se como objetivos “reconhecer a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento das crianças de 5 anos na rede municipal escola Maria Villany Delmondes, no município de Jaciara-MT.

Acerca de todos os estudos este trabalha foi dividido em duas seções:

Na primeira seção aborda a parte teórica através de construção de textos que constitui a “psicomotricidade” e a importância da mesma na educação infantil.

Na segunda seção aborda a metodologia usada para a realização da pesquisa e depois a apresentação da analise de dados obtidos na coleta

Os métodos utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa pautará no método qualitativo, porque segundo SILVA (2001), considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo dissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.

Tendo como norte o método qualitativo utilizaremos como abordagem a pesquisa bibliográfica, pois buscaremos subsídios científicos em livros, artigos e revistas fazendo fichamento do material coletado e, como técnicas utilizou -se a entrevista e observação do cenário e sujeitos da pesquisa para a coleta de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com