TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Pesquisas Acadêmicas: Psicomotricidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  2.162 Visualizações

Página 1 de 5

Perturbações psicomotoras

Perturbações psicomotoras são o mesmo que “perturbações instrumentais”, e são assim chamadas por interferirem nas bases psicomotoras do sujeito, levando-o a desordens em todo o seu esquema corporal e sua imagem corporal.

A criança que passa por perturbações psicomotoras, deve ser o mais cedo possível analisada para que o processo de reeducação comece rápido, pois quanto mais tempo passa, mais a criança se bloqueia em um tipo de reação, sente-se mais angustiada, e as punições ou as observações de seus familiares só agravam esta angústia. A reeducação a ajudará a adotar outro comportamento e, pouco a pouco, os que a cercam a verá de forma mais positiva.

Perturbações da estrutura espacial

Dificuldade em compreender os termos espaciais (dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo etc.). É desorientada, perde-se facilmente, tem dificuldade em distinguir posições espaciais, por exemplo: pode confundir d com b, pois são letras parecidas e que estão espacialmente postas de modo diferente. Pode apresentar ainda dificuldade em organizar-se no tempo.

• A criança não participa dos jogos de criança de sua idade, tem que ter sempre um exemplo para poder imitar;

• Sua noção de lugar não é nítida, tem dificuldade para encontrar suas coisas;

• Dificuldade na discriminação visual;

• Incapacidade de orientar-se.

CAUSAS

Motoras: perturbações ligadas ao ritmo irregular da respiração do sujeito ou a um problema auditivo; Psicomotoras: falta de orientação e de organização espaciais;

Psicológicas: a criança sofreu um choque afetivo ou vive em ambiente inseguro, onde não existem pontos de referência suficientes, onde os horários não são fixos, nem das refeições, nem de levantar-se, de deitar-se, além da insegurança da criança nunca saber se, depois do jantar, seus pais ou responsáveis ficarão em casa com ela etc.

Existem diferentes etapas que marcam a aquisição de um espaço coordenado e não poderiam ser compreendidas sem que se faça referência à evolução da percepção do “corpo próprio”.

No decorrer do período pré-escolar, a criança deverá passar de um espaço topológico ao espaço euclidiano.

Entre 6 e 7 anos, durante o ciclo preparatório, ela será capaz de associar os conceitos direita e esquerda em relação a um lado de seu corpo. Para isto, ela deve dispor de uma dominância lateral estável e de fazer atuar sua função de interiorização.

A partir do ciclo elementar, a criança disporá de uma imagem estática do corpo operatório. Isto significa que estará apta a reproduzir, mentalmente, seu corpo de acordo com os três eixos: alto – baixo, frente – atrás e direita – esquerda. O corpo será um fator de referência e de orientação, permitindo a estrutura do espaço circundante.

Quanto a este aspecto, note-se a importância que assume a representação mental da reta (entre 7 e 8 anos), permitindo à criança prolongar ao infinito os eixos do corpo e ingressar no espaço projetivo.

Segundo Levin (2003) em todo transtorno Psicomotor há uma perturbação do esquema corporal, do tônus muscular e da imagem corporal, o que determina simultaneamente confusões espaciais (por exemplo, na lateralidade) e rítmicas (em relação aos movimentos, às coordenações e o equilíbrio da criança)

Para o autor, todo o transtorno psicomotor interfere de forma geral e global no sujeito, trazendo graves alterações psíquicas e motoras.

Sintomas

Sintoma ʋ1: a criança ignora os termos espaciais, não sabendo se colocar ou colocar os objetos no lugar certo, tendo dificuldades na discriminação visual, incapacidade de orientar-se para estabelecer uma progressão de grandezas e dificilmente encontra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com