TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade

Trabalho Universitário: Psicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas pessoas me perguntam sobre a psicomotricidade, querem saber o que é, há quanto tempo

existe, enfim, questões importantes a serem respondidas.

De acordo com a definição adotada pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade(1982), “Psicomotricidade é a ciência cujo objeto de estudo é o homem através do seu movimento e sua relação com o mundo interno e externo.”

Seu estudo constitui questões motoras e psico-afetivas , sendo expressão motora (o que ele faz ) e o psico-emocional (o que ele sente). Como a psicomotricidade tem o corpo humano e seu movimento como principal objeto de estudo ela engloba várias áreas, tais como educacional, pedagógica e de saúde.

Seus conceitos básicos são: o aprimoramento das funções motoras como a lateralidade, a estruturação do esquema e imagem corporal, noção espacial e temporal, coordenação motora fina (pequenos músculos), global (grandes músculos), equilíbrio e ritmo. As crianças em fase de desenvolvimento, bebês de alto risco, crianças com dificuldades/atrasos no desenvolvimento global, pessoas portadoras de necessidades especiais: deficiências sensoriais, motoras, mentais/psíquicas e a 3ª idade são os que mais se beneficiam com a terapia.

A psicomotricidade oferece possibilidades do individuo perceber, atuar e agir com as pessoas, com os objetos e consigo mesmo, está relacionada ao processo de maturação onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas e emocionais. Um dos objetivos importantes desta ciência é fazer do indivíduo um ser de comunicação, de criação e de pensamento operativo. Assim, podemos adotar como a melhor definição para esta ciência as palavras do grande estudioso do assunto, Dr.Ajuriaguerra: “A psicomotricidade é a realização do pensamento através do ato motor preciso, econômico e harmonioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com