TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicólogo hospitalar e família de pacientes

Projeto de pesquisa: Psicólogo hospitalar e família de pacientes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

CAMPUS BARRA

PSICOLOGIA HOSPITALAR

RIO DE JANEIRO

JUNHO/2012

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

CAMPUS BARRA

PSICOLOGIA HOSPITALAR - ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO V - Psicologia da Hospitalar – Supervisora: Maria Helena Simão.

CRÍSTIAN REIXACH MORAES DE CARVALHO - Matrícula: 20101101188

RIO DE JANEIRO

JUNHO/2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................................2

2. DESENVOLVIMENTO ..................................................................................................3

2.1 O que se entende por Psicologia Hospitalar .....................................................3

2.2 O Psicólogo Hospitalar e a Família do Paciente ...............................................4

2.3 O Psicólogo Hospitalar e a Equipe Multidisciplinar .........................................5

2.4 A Atuação do Psicólogo no Hospital Geral ......................................................6

2.5 A Criança e a Hospitalização ..............................................................................7

3. CONCLUSÃO ......................................................................................................... 11

4. REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 13

1. INTRODUÇÃO

A psicologia como ciência, deve dar uma contribuição para o desenvolvimento da saúde dos indivíduos, atendendo também às necessidades da instituição hospitalar. A atuação do psicólogo no contexto hospitalar depende de sua formação teórica e de sua atenção prática.

O psicólogo é um profissional da saúde que tem um papel clínico, social, organizacional e educacional, buscando promoção, a prevenção, a recuperação do bem-estar do paciente, no seu todo, o que implica que aspectos físicos e sociais são considerados em interação contínua na composição do psiquismo desse mesmo paciente (CAMPOS, 1995).

De acordo com Angerami - Camon (2001), o desafio da psicologia hospitalar é minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização, pela doença e sua consequente desestabilização emocional, tanto do paciente como de seus familiares. Sendo que o trabalho do psicólogo vai além do atendimento ao paciente e seus familiares, atuando geralmente nas equipes multidisciplinares, exercendo o papel de interlocutor na relação paciente-família-profissional.

Mas quando se trata de uma criança o desafio, é ainda maior, pois diferente do adulto, o impacto da criança internada no hospital é maior, pois as crianças têm dificuldades para assimilar esta situação, apresentando medo, angústia e ansiedade, fantasias muitas vezes são causadas pela falta de informação adequada, falta de prognóstico ou de tratamento (ANGERAMI-CAMON, 1984). Isso, porque o hospital é um ambiente totalmente desconhecido para ela e muitas vezes ameaçam o comportamento espontâneo da vida diária.

Uma intervenção psicológica adequada requer do psicólogo o enfrentamento de seus medos e incertezas, bem como a ética, maturidade pessoal e profissional, para então trabalhar com o medo do outro, da criança doente, do adolescente, do adulto, do idoso e de seus familiares e da equipe de saúde.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O Que se Entende por Psicologia Hospitalar?

De acordo com Cabral citando Rodríguez e Marín (2003) a Psicologia Hospitalar é um conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as várias correntes da psicologia oferecem para prestar uma assistência de maior qualidade aos pacientes hospitalizados. O psicólogo hospitalar é o profissional que detém esses saberes e técnicas para aplicá-los de forma sistemática e coordenada, sempre com o intuito de melhorar a assistência integral do sujeito hospitalizado. O trabalho do psicólogo hospitalar é especificamente direcionado ao restabelecimento do estado de saúde do doente ou, ao controle dos sintomas que comprometem bem-estar do paciente. Ainda segundo esse mesmo autor existem seis tarefas básicas do psicólogo hospitalar:

A função de coordenação, relacionadas às atividades com os funcionários da instituição.

A função de auxilio à adaptação, intervindo na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente internado.

A função de inter-consulta: auxiliando outros profissionais a lidarem com o paciente.

A função de enlace, de intervenção, por meio de delineamento e execução de programas com os demais profissionais, para modificar ou instalar comportamentos adequados dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com