TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização de Exercícios Metabólicos na Otimização do Tratamento e na Precocidade da Alta Hospitalar em Paciente Enfisematoso

Por:   •  13/3/2017  •  Monografia  •  14.898 Palavras (60 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

Ano

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

TIAGO CASTRIANI QUIRINO

A UTILIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS METABÓLICOS NA PRECOCIDADE DA ALTA HOSPITALAR DE PACIENTE ENFISEMATOSO INTERNADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Fisioterapia.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


RESUMO

Atualmente os custos com a saúde pública legitimam a implementação de medidas menos dispendiosas, mas que possuam eficácia suficiente para reverter, ou ao menos, minimizar o quadro clínico de determinadas patologias. Neste trabalho, buscou-se analisar a eficácia dos exercícios metabólicos na otimização do tratamento e precocidade da alta hospitalar em pacientes enfisematosos com o quadro clínico exacerbado, internados em Unidade de Terapia Intensiva, fazendo uso de Ventilação Mecânica Invasiva. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, por meio de levantamento bibliográfico de escritos científicos confiáveis, sob a forma de revisão narrativa e integrativa, que também permite a utilização de material produzido empiricamente para preencher eventuais lacunas, além de autorizar ilações subjetivas do autor na interpretação dos dados, sem, contudo, perder o caráter científico do estudo. Verificou-se que a utilização exclusivamente de exercícios metabólicos não é uma prática usual em pacientes que se encontram na situação apresentada, e que não existe material de pesquisa em quantidade suficiente. Apesar das barreiras encontradas, é possível concluir através do método lógico-dedutivo, que os exercícios metabólicos são benéficos para o paciente, ao menos para minimizar, total ou parcialmente, os efeitos deletérios da Síndrome do Imobilismo, sendo necessária a realização de mais pesquisas sobre a temática e a problemática proposta.

Palavras-chave: Exercícios metabólicos; Mobilização precoce; Paciente crítico; Unidade de Terapia Intensiva; Ventilação mecânica invasiva.

ABSTRACT

Currently, public health costs legitimize the implementation of less costly measures, with effectiveness to reverse or at least minimize the clinical situation of certain pathologies. This study aimed to analyze the efficacy of metabolic exercises in the treatment optimization and precocity of hospital discharge in emphysematous patients with exacerbated clinical condition, hospitalized in an Intensive Care Unit, using Invasive Mechanical Ventilation. The methodology used was the literature review, through a bibliographical survey of reliable scientific writings, in the form of narrative and integrative revision, which also allows the use of material produced empirically to fill any blanks, as well as to authorize subjective Interpretation of the data, without, however, losing the scientific character of the study. It has been found that the use of metabolic exercises alone is not a usual practice in patients who are in the presented situation, and besides that there is not enough research material. Despite the barriers found, it is possible to conclude from the logic-deductive method that metabolic exercises are beneficial for the patient, at least to minimize, totally or partially, the deleterious effects of the Immobilism Syndrome, requiring further research on the subject and the proposed problem.

Key-words: Metabolic exercises; Precocious mobilization; Critical patient; Intensive care unit; Invasive mechanical ventilation.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        7

2        O PAPEL DA FISIOTERAPIA MOTORA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES CRÍTICOS        11

3        EXERCÍCIOS METABÓLICOS E SUA EFICÁCIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES CRÍTICOS        23

4        REVERSÃO DO QUADRO CLÍNICO DE EXACERBAÇÃO DE PACIENTE ENFISEMATOSO COM A UTILIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS METABÓLICOS        40

CONsiderações finais        57

REFERÊNCIAS        59



  1. INTRODUÇÃO

Nossa sociedade é marcada por vicissitudes de ordem política, econômica e financeira, além de crises constantes na segurança pública e no sistema educacional, com reflexos diretos na saúde da população. Diante desse contexto, ela deve buscar soluções que minimizem seus gastos, mas que mesmo assim, resolvam seus problemas.

Sem a correta realização do processo ensino-aprendizagem, somada a uma segurança constantemente ameaçada, os indivíduos a ela pertencentes ficam mais suscetíveis a eventos danosos, e a proposta aqui apresentada tem por objetivo encontrar mecanismos que proporcionem maior rapidez na cura daqueles que já sofreram com a realidade mencionada, reintroduzindo-os em sua comunidade rapidamente, a fim de continuarem a ser úteis e produtivos, tanto no âmbito particular quanto na esfera social. Além disso, este trabalho de conclusão de curso também possui o escopo de encontrar maneiras menos dispendiosas para as instituições hospitalares e para o Estado, mas com a mesma eficácia e qualidade de um tratamento de alto custo, proporcionando o redirecionamento dos valores economizados para outros setores da saúde, com o consequente aumento do número de pessoas atendidas, obedecendo a legislação vigente e a necessidade pública por serviços nessa área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.3 Kb)   pdf (935.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com