TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psiocologia: Behaviorismo

Ensaio: Psiocologia: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Ensaio  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo

1 .Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

O termo behaviorismo foi fundado pelo americano John B. Watson e para denominar essatendência teórica, alem de Behaviorismo é usado, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.

2.Para os behavioristas, qual é o objeto daPsicologia e como é caracterizado?

O objeto da Psicologia para os behavioristas é o Comportamento, era caracterizado como um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos emdiferentes condições e sujeitos.

3.Como o homem é estudado pelo behaviorismo?

Como função de certas variáveis do meio, ou seja, certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorrepor que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.

4 .Qual o mais importante teórico do behaviorismo?

Skinner, em sucessão deWatson

5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.

É o “não voluntário”, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contração das pupilascom incidência da luz forte sobre os olhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lágrimas quando se trabalha a cebola.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos. Eliciar o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Exemplo: uma pessoa mergulha a mão várias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 a 4 minutos e antes de imergirsoam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada.

7. O QUE É O COMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLOS.

O comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre os que fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, que direta, que indiretamente.

Exemplo. Escrever uma carta, ler um livro e chamar um taxi com um gesto das mãos.

8. COMO SE CONDICIONA O COMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLOS.

É ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de alguma necessidade ou seja aprendizagem esta na rela; ao entre uma ação e sem efeito.

Exemplo. Um rato posicionando uma barra para obter água por acaso, por ter obtido água ao encostar na água quando sentia sede constatou-se a alta probabilidade de que estando em situa; ao semelhante o ratinho a posicionasse novamente.

9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.

R. Reforço é toda consequência que segundo uma resposta, altera a ocorrência dessa resposta.

Reforço Positivo.é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que a produz. Reforço Negativo.é todo evento que aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com