TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS AS SÍNDROMES QUE SÃO GERADAS NAS CRIANÇAS EM RISCO PSICOSSOCIAL?

Por:   •  16/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

QUAIS AS SINDROMES QUE SÃO GERADAS NAS CRIANÇAS EM RISCO PSICOSSOCIAL?

A criança é um ser humano que esta no inicio do seu desenvolvimento, onde envolve mudanças graduais no psicológico, comportamento e sua personalidade, e seu conceito esta ligada a dependência e fragilidade.

No meio em qual vive, passar por certas situações estressantes na sua vida familiar, podendo na maioria das vezes prejudicar sua qualidade de vida.

Os pais são os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento e seu sustento, e de grande influencia na vida dessa criança, que devido a essa dependência e ser frágeis, tornam-se submissos tanto fisicamente quanto socialmente, estando vulneráveis a certas situações que podem afetar sua saúde mesmo não estando doente, abalando assim sua vida social, mental e psicológica.

”O Estatuto da Criança e do Adolescente na sua lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.  Diz no seu Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhes por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.”

A vulnerabilidade estar ligada ao bem estar da vida social do individuo, onde a exposição maior é os conflitos entre os casais e o alcoolismo, testemunhar agressões e vários tipos de violências. Inclui também a precariedade da moradia seja em instituições, serviços públicos e privados, além desses riscos existe a exploração infantil e a prostituição. Esses risos contem altos índices elevados de síndromes que são geradas nas crianças em risco psicossocial.

Sendo assim o comportamento e sua personalidade pode torná-los mais vulneráveis de envolvimento com drogas, gravidez e roubo.

Os índices de violação dos direitos das crianças são elevados no Brasil, mesmo as pesquisas dizerem estar caindo.

As principais infrações contra as crianças é o abandono, a exploração sexual e o trabalho infantil.

A realidade dessas crianças pelo que passam nas ruas os expõe a vulnerabilidades, trazendo consequências a sua saúde como: Doenças sexualmente transmissíveis, gravides indesejada, dependência química e morte por suicídio.

Devido a um contexto familiar perturbado, com educação de baixa qualidade, desemprego e a violência em si, afeta sua trajetória obrigando-os a pararem nesse lugar que se chama “RUA”, fazendo assim com que ocorram efeitos indesejáveis no seu desenvolvimento.

Não esquecendo que a alienação parental, traz também consequências na criança. “A lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010. No seu Art. 2o  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com