TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUATI - QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOGRÁFICA

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  2.057 Visualizações

Página 1 de 12

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOGRÁFICA

RESUMO

Somos interativos por natureza e isto é comum á todos. A forma como interagimos é particular de cada um de nós, sendo assim, podemos observar características individuais em relação à maneira utilizada em nossos relacionamentos. A análise mais precisa de um teste psicológico, entre eles os testes de personalidade, se dá através do levantamento também de outros dados em sessão. Você até pode ler e compreender sozinho seus resultados, mas o mais indicado é que o psicólogo lhe oriente neste momento. Se você e seu psicólogo trabalham o entendimento dos aspectos apontados, aumentam em muito as chances de você realmente utilizar estes conhecimentos em sua busca pelo desenvolvimento pessoal. O resultado do teste de personalidade Quati promove o autoconhecimento nos seguintes temas: qual costuma ser o foco da sua atenção; de que maneira você prefere receber informações; e em que você se baseia para tomar decisões. Quanto ao foco de sua atenção, ele pode ser ou basicamente interno, evidenciado em suas representações mentais, ideias e sentimentos ou pode ser voltado para o mundo externo, voltado para os fatos.

Palavra-chave: Quati, Avaliação Psicológica. Teste, Tipografia

REFERÊNCIAS

http://robertolazarosilveira.com.br/introversao-extroversao-significado-teste-quati

SUMÁRIO

RESUMO I

1. INTRODUÇÃO 5

2. QUATI – QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOGRÁFICA 6

2.1 História do QUATI 6

3. O QUE É O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA 6

4. OS TIPOS JUNGUIANOS 7

4.1 Introversão 8

4.2 Extroversão 8

4.3 A Sensação 9

4.4 O Pensamento 9

4.5 O Sentimento....................................................................................................................9

4.5 A Intuição........................................................................................................................10

5. DESCRIÇÃO – FICHA TÉCNICA 10

5.1 Objetivos 10

5.2 Utilização 11

6. POPULAÇÃO 11

7. COMPOSIÇÃO 11

8. PARECER DO CFP (SATEPSI) 12

9. APLICAÇÃO DO TESTE 12

9.1 FOLHA DE RESPOSTAS 12

10. CORREÇÃO E RESULTADO DO TESTE 13

10.1 Procedimento 13

10.2 Pontuação 13

13. CONCLUSÃO 22

14. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

1. INTRODUÇÃO

A Psicologia conta com várias estratégias de avaliação com objetivos bem definidos, sendo a testagem psicológica um passo importante. Desta forma o teste psicológico mostra-se um instrumento de trabalho importante do psicólogo para avaliação psicológica, devendo ser bem conhecido pelo profissional que o aplica, além de aplicado e avaliado dentro das normas estabelecidas. Dentre os inúmeros instrumentos de avaliação psicológica temos os métodos projetivos, que surgiram a partir de 1920, o método projetivo objetiva explorar aspectos dinâmicos da personalidade, sendo interpretado a partir de um referencial teórico, e vem sendo cada vez mais aprimorados ao longo do tempo.

Os Testes Psicológicos são procedimentos sistemáticos de coleta de informações que municiam o processo amplo e complexo de Avaliação Psicológica com dados úteis e confiáveis. Existem várias formas de se obter informações, tais como a observação direta, as entrevistas, a análise de documentos e a aplicação de testes propriamente dita. Fica claro, então, que os Testes Psicológicos são uma das formas possíveis de se obter informações sobre as pessoas durante a Avaliação Psicológica.

Nesse trabalho iremos nos aprofundar no teste QUATI, um teste psicométrico, ou seja, que avalia a personalidade e as capacidades do indivíduo. Um dos testes mais utilizados por empresas que querem fazer uma contratação assertiva. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele!

2. QUATI – QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOGRÁFICA

2.1 História do QUATI

É um teste psicológico conhecido por avaliar a personalidade segundo os tipos psicológicos de Jung, isso é feito através de escolhas situacionais que cada sujeito faz. Sua tipologia não é um fim em si mesmo, mas está intimamente ligada às concepções de homem e mundo desenvolvidas por Jung em sua teoria da personalidade. Para melhor aproveitamento desse sistema tipo lógico, por parte de quem a utiliza, é necessário se ter um profundo conhecimento da psique à luz da teoria analítica.

O QUATI surgiu no Brasil, em meio de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob orientação da Professora Dra. Anna

Mathilde P.C. Nagelschmidt, desde 1989. Baseado na tipologia junguiana dirigido à

população brasileira. Sua validade é obtida por meio de teste-reteste, e em correlação com o teste Myers- Briggs Type Indicator – MBTI, que também tem base na teoria de

Jung. O autor do teste é o psicólogo José Jorge de Morais Zacharias. Concluiu o doutorado em Psicologia Social em 1994 e o mestrado em Psicologia da Personalidade. Desenvolvimento e Aprendizagem em 1989, ambos pelo IPUSP. Tem especialização em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, 1994 e é membro traine e da Associação Junguiana do Brasil–IAAP. José Jorge de Morais Zacharias autor do teste Quati lançado na editora Vetor.

3. O QUE É O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO TIPOLÓGICA

Avalia a personalidade por meio da escolhas situacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com