TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE PSICOFARMACOLOGIA

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.864 Palavras (20 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DE UBERABA

QUESTÕES – PSICOFARMACOLOGIA

UBERABA/MG

2017

UNIVERSIDADE DE UBERABA

QUESTÕES – CAPITULOS 08, 09 E 10

UBERABA/MG

2017

QUESTÕES – CAPITULOS 08, 09 E 10

AS QUESTÕES ABAIXO REFEREM-SE AO CAPÍTULO 08 DO LIVRO: FUNDAMENTOS DE PSICOFARMAOLOGIA- AUTORES: FREDERICO GUILHERME GRAEFF E FRANCISCO SILVEIRA GUIMARÃES- DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA CENTRAL.

1) Escreva sobre o sono normal e suas funções.

Com base em diversas características psicofisiológicas, o sono de um indivíduo normal pode ser dividido em estágios. No eletroencefalograma (EGG), a passagem do estado de vigília (estágio 0), para sonolência (estágio 1), sono superficial (estágio 2) e sono profundo (estágios 3 e 4) é acompanhada da mudança progressiva de um padrão de ondas de alta frequência e baixa voltagem para outro, de ondas de alta voltagem e alta frequência, chamado sono de ondas lentas. Essa progressão leva em torno 35-10 minutos e é seguida da reversão desses estágios, com duração semelhante. Quando o sono retorna ao estágio 1, aparece outra forma de sono, chamado de sono paradoxal ou de movimentos oculares rápidos (MOR). Nesse estado, o EGG é semelhante ao estado de vigília, com ondas de baixa amplitude e alta frequência. Além dos movimentos oculares rápidos, há perdas do tônus muscular e ativação dos músculos do ouvido médio. Os sonhos que podem ser recordados ocorrem nesse estágio e, em geral, apresentam conteúdo emocional. Durante o sono MOR o limiar para despertar por estimulação externa é elevado. Porém, a maior parte dos indivíduos acorda espontaneamente nesta fase do sono. O ciclo descrito repete-se quatro ou cinco vezes ao longo de uma noite normal de sono, com diminuição gradual do tempo de sono profundo (estágios 3 ou 4) e aumento do tempo de sono MOR. No entanto, é importante salientar que a necessidade de sono e a latência para iniciar o sono sofrem grandes flutuações individuais. Além disso, a idade é fator importante: o tempo total de sono, bem como os períodos de sono MOR e profundo, é maior em crianças e adultos jovens do que em indivíduos idosos. O sono destes últimos é geralmente entrecortado por vários períodos dispersos.

Funções: apesar do progresso na caracterização do sono, suas funções são ainda objeto de controvérsia. Algumas das que tem sido propostas incluem: 1) Conservação de energia; 2) Redução da temperatura cerebral (sono não-MOR), que aumenta gradativamente durante a vigília; 3) Recuperação a sensibilidade a neurotransmissores, como a noradrenalina (NA) que diminui gradativamente durante a vigília. O papel do sono MOR também não está bem estabelecido. Entre as funções propostas temos: 1) Impedir a progressão para o coma por ativações periódicas durante o sono; 2) Promover o desenvolvimento neuronal – a incidência de sono MOR é muito maior nos primeiros anos de vida; 3) Facilitar a consolidação de memórias adquiridas durante a vigília.

2) Quais são os principais transtornos primários do sono?

1- Dissonias

1.1 Insônia primária: Queixas de insônia com duração de pelo menos um mês.

1.2 Hipersonia primária: Sonolência excessiva por pelo menos um mês, não secundária a outra alteração do sono ou doença, e que produza perturbação ou sofrimento considerável.

1.3 Narcolepsia: Ataques irresistíveis de sono, como eventual perda de tônus muscular específico; visualização de imagem de sonhos (hipnagógicas) imediatamente antes de dormir ou após acordar, paralisia no momento de dormir ou acordar. Esses ataques, que aparecem tipicamente duas a seis vezes por dia, devem ocorrer diariamente, por período de pelo menos três meses.

1.4 Associada a transtornos respiratórios, por exemplo: apneia do sono ou hipoventilação alveolar central.

1.5 Associadas a transtornos de ritmo circadiano: decorrentes de descompasso entre o ritmo circadiano do indivíduo e as demandas externas. Incluem alterações após viagens intercontinentais, conhecidas com jetlag.

1.6 Dissonias não especificadas.

2- Parassonias

2.1 Transtornos de pesadelos: caracterizados por ocorrência repetidas de pesadelos que levam o indivíduo a acordar.

2.2 Transtornos de terror noturno: recorrência de episódios em que o indivíduo acorda sentindo medo intenso, geralmente após grito de pânico, mas sem se lembrar de sonhos que poderiam causar o episódio.

2.3 Transtorno de deambulação durante o sono: episódio de sonambulismo, durante os quais existe dificuldade de acordar o indivíduo e esquecimento dos atos realizados.

3) Diferencie drogas hipnóticas e drogas sedativas.

Entende-se por efeito sedativo a diminuição da atividade motora e a diminuição do nível de vigilância, útil para aliviar estados de excitação excessiva. Efeito hipnótico é o de induzir e manter o sono por certa duração, seja em indivíduo normal em ausência de privação, seja em paciente com insônia. A sedação e a hipnose fazem parte de um contínuo de depressão do sistema nervoso central (SNC), que evolui para anestesia geral, estado de coma, em que já há comprometimento das funções neurovegetativas e, finalmente, por insuficiência respiratória e circulatória. Porém, nem todas as drogas são capazes de induzir esta sequencia de eventos. Por exemplo, drogas benzodiazepínicas, que possuem propriedades hipnótico-sedativas utilizadas na clinica, não produzem estado de anestesia geral, muito menos coma e morte, quando administradas isoladamente.

4) Quais os métodos mais utilizados para avaliar o efeito sedativo de drogas em seres humanos?

Métodos mais utilizados para Avaliação do Efeito Sedativo de Drogas

Em seres humanos

1- Escalas de avaliação

2- Testes psicomotores, como teste de substituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com