TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a relação entre vida cotidiana e conhecimento científico?

Tese: Qual é a relação entre vida cotidiana e conhecimento científico?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  1.593 Visualizações

Página 1 de 5

capitulo 1

1.Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área)

A relação é que eles se aproximam e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real. Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreende-la melhor. Quando um fruto cai da árvore é fato cotidiano, formular a lei da gravidade é fato científico.

2.Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

É justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia . Exemplo: sabemos que ao lançar um objeto pela janela ele tende a cair, não a subir.

3.Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

O senso comum mistura e recicla os conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano e os reduz a teoria simplificada chamada de visão-de-mundo.

4.Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriada pelo senso comum.

Menina histérica, rapaz complexado, ficar neurótico.

5.Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Arte, Religião, Filosofia, Ciência e Senso comum. ARTE: emoção e sensibilidade.

RELIGIÃO:conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais.

FILOSOFIA: especulação sobre origem e significado da existência humana.

CIÊNCIA: especialização do reconhecimento ao longo dos tempos.

6.Quais são características atribuídas ao conhecimento cientifico?

Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.

7.Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

Senso comum é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.

Conhecimento científico requer um objeto especifico de estudo. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

8.Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

O comportamento humano, consciência humana, o inconsciente, personalidade.

9.Quais os motivos responsáveis pela adversidade de objetos para a Psicologia?

Pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento cientifico só muitorecentemente.

10.Qual a matéria prima da Psicologia?

É o homem em todas as suas expressões as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas ( porque somos todos assim).

11.O que é subjetividade?

É o que nos diferencia das outras pessoas. É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural .

12.Por que a subjetividade não é inata?

Ela constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural e é ativa a sua construção. O homem constrói e transforma a si próprio.

13.Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica?

Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos. Estas em oposição aos princípios da Psicologia porque pressupõem que nelas as práticas místicas, que há concepção de destino, de forças que não estão no campo humano e no mundo material. Não se deve misturar a Psicologia com práticas adivinhatórias místicas que estão baseada em pressupostos diversos e oposto da Psicologia.

1) Qual a relação entre cotidiano e conhecimento cientifico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).

É no cotidiano que tudo flui que as coisas acontecem que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Já a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.

Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela.

O cotidiano e o conhecimento cientifico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade pra compreendê-la melhor, o que permite a construção do conhecimento cientifico sobre o real.

Um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico e a dona de casa que usa a garrafa térmica para manter o café quente, e sabe por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com