TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Psicanalise

Trabalho Universitário: Questionario Psicanalise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À FÍSICA TEÓRICA.

RESENHA CRITICA DO TEXTO.

TEMA: A GRAVIDAE NEWTONIANA (Cap. 5).

PAULO ROGÉRIO BORBA DE AQUINO.

DOCENTE: DIELSON.

SALVADOR, BA

MARÇO DE 2014

A gravitação Newtoniana (cap. 5)

* Paulo Rogério Borba de Aquino

O presente texto no capitulo cinco de titulo a Gravitação Universal tem por inicio na página 76 e termino na página em 106, com autor PEDUZZI, LUIZ O Q. Titulo Evolução dos conceitos da Física: Da Física e da cosmologia de Descartes á gravitação newtoniana. Florianópolis: UFSC, 2010.

Autor, PEDUZZI, traz a debates os fatos que ocorreram no período em que havia discussões ostensivas sobre temas como a gravitação e o surgimento das leis de Newton. A compreensão de como surgiu o pensamento newtoniano e a inclusão de uma matemática intensiva e muito reflexiva, no qual qualquer pessoa ao ler os textos dos livros lançados de ser muito versado em matemática para uma melhor compreensão do conteúdo trazido pelos grandes filósofos e matemáticos daquela época.

No inicio do texto é relatado à forma histórica didática de como foi construído a abordagem da gravitação newtoniana e de como as obras são trabalhadas e bem como uso da linguagem matemática atual. No texto é relatado que Newton escreveu três grandes obras: Principia I, II, III e além de relatos com base em produções científicas. Logo o autor recomenda a leitura destes livros de certo à compreensão da teoria pode ser feita e qualquer que seja não se esgota na contextualização e justificativa apenas do livro em se.

Newton foi marcante ao dar contribuições siguinificativas com o principia. Estas revelações trazidas pelo livro revela um alto nível de complexidade tanto da questão textual como também pessoal. Este argumento e conformado pelo fato de ter característica epistemológica e ontológica. Neste sentido historiadores como Richard S. Westfall e I.bernad Cohen, especialistas em Newton, mobilizaram a tornar mais fácil a obra de Newton e também mais acessível.

Newton ao questionar o novimento dos corpos, começa um relacionamento textual com Hooke cientista da época que também opinou sobre questões importantes como, por exemplo, movimentos circulares. O Hooke que também tinham opinião sobre a questão da movimentação dos corpos quando não mais em contato com seus agentes motores. Isto naquela época era senso comum para muitos cientistas. Nas filosofias trazidas por Descartes e Galileu Newton deparou-se com problemas na concepção inercial do movimento e dois problemas de imperfeição na formulação que não foram respondidos. O movimento circular e sua dinâmica e também a mecânica dos choques estas ainda requeriam um aprofundamento e logicamente solução.

Destes estudos aprofundados vieram três leis que se basearam especificamente em estudos anteriores de Galileu com pêndulos e conhecimentos já sobre a inércia retilínea. Todos os outros estudos tanto de Descartes e Huygens estavam fortemente baseados em força centrífuga que se baseava no esforço em que o objeto tende a se afastar do seu centro de origem (vórtice). Em 1679, Robert Hooke sugeriu uma mudança que radicalizou drasticamente a análise da dinâmica circular. Ele propôs que o deslocamento de um corpo em trajetória curvilínea é o resultado da combinação de dois movimentos, um inercial com base na tangente e outro por ser atraído pelo centro da fonte motora.

Esta nova posição trouxe a discussão um tema já estabelecido pó Kepler. Newton no século XVII no Principia afirma sugere uma força exercida pelo sol em atrair os planetas, mas ainda não estava clara. Esta nova posição do Hooke sobre aplicação do movimento orbital abria uma nova perspectiva teórica. Para Hooke esta força de atração deveria ser inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o sol e o planeta. Após a sua primeira correspondência com Newton, Hooke manda outra carta incitando Newton a solucionar o problema do movimento planetário, mas Newton foi sempre muito evasivo no relacionamento com Hooke.

O legado de Hooke permaneceu para Newton. Mas com certeza não foi à posição sobre o movimento circular nem tampouco opiniões de Gilbert a atração entre a Terra e Lua e a reciprocidade desta força se estender até a Lua. Indicação de Hooke foi de um movimento curvilíneo bem analisado e a dança dos planetas. Após esta compreensão trazida por Hooke a Newton, houve uma nova forma de analisar. Tomando como base a segunda lei e Kepler e os conhecimentos sobre o movimento retilíneo uniforme, Newton propôs através de uma demonstração matemática que: seja um ponto P paralelo a um seguimento de reta no qual se tem vários pontos como A, B, C, D e E, e a distância entre cada ponto dado por DELTA (t), o objeto varre as áreas igualmente. E conforme perpassa pelos pontos em cada delta tempo e é impulsionado para o outro ponto na reta. Logo percebeu que as áreas percorridas eram iguais devido à força resultante nula e havia velocidades constantes, porém tem uma leve variação em cada ponto. Então chegou ao entendimento que cada ponto que passava, por função da força, havia uma alteração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com