TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO E ANÁLISE CRÍTICA: PSICANÁLISE

Projeto de pesquisa: RESUMO E ANÁLISE CRÍTICA: PSICANÁLISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO E ANÁLISE CRÍTICA: A PSICANÁLISE

Efetuando uma leitura ao capítulo V da obra recomendada pela professora da disciplina, encontrou-se uma abordagem acerca da temática da Psicanálise a partir de Sigmund Freud (1856-1939), a descoberta do inconsciente, a primeira e segunda teorias sobre as estruturas do aparelho psíquico, a descoberta de sexualidade infantil, os mecanismos de defesa e o recalque, os métodos e forma de atuação da psicanálise freudiana e a interpretação dos sonhos.

Em vista disso, tem-se que a psicanálise surgiu com o médico Freud, em 1980, com o objetivo de estabelecer tratamentos dos sintomas histéricos e neuróticos. Definiu com isso que o aparelho psíquico é dominado pelos princípios da realidade e do prazer. O princípio da realidade propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situação real na realidade. O princípio do prazer é o processo primário que liberta e rompe barreiras distantes da razão.

Verificou-se que, a partir de Sigmund Freud ocorreu uma transformação que foi capaz de alterar todo pensamento referente a vida psíquica do ser humano. Adotando uma abordagem científica, esse autor criou a psicanálise por meio de observações das regiões obscuras e dos processos misteriosos do psiquismo, transformando-a em teorias e métodos. Para Freud a compreensão do ser humano só pode ocorrer por meio de um resgate da historia pessoal do indivíduo ligada à sociedade e aos grupos de seu pertencimento.

Entende-se, com isso, que teoricamente a psicanálise freudiana é caracterizada pela sistematização do conjunto de conhecimentos oriundos do funcionamento psíquico do ser humano. Metodologicamente, traduziu-se num método interpretativo buscando o significado das produções imaginárias humanas. Por conseqüência, transformou-se numa prática profissional com referência ao modo de tratamento buscando a cura e o auto-conhecimento.

O funcionamento psíquico para Freud se dá por meio do aspecto econômico, o tópico e o dinâmico. Assinala ele que o aspecto econômico se dá em razão da existência de uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos. O tópico é onde ocorrem sistemas que identificam a natureza e o modo de funcionamento psíquico. E o dinâmico, é onde ocorre a pulsão que reside no interior do psiquismo como uma força conflitante.

Por isso, a primeira teoria sobre as estruturas do aparelho psíquico foi o primeiro passo na direção do entendimento da personalidade, sendo assentada sobre três instâncias psíquicas ou sistemáticas, determinadas no pré-inconsciente, no inconsciente e no consciente.

Nessa teoria, o pré-inconsciente é visto como um sistema de conteúdos que acessam a consciência.

Com a descoberta do inconsciente ocorreu a transformação no entendimento acerca da posição subjetiva do ser humano, subvertendo o sujeito moderno na conquista do espaço subjetivo. Assim, é entendido como aquele que exprime o conjunto de conteúdos reprimidos da consciência. Esse conceito direciona-se à proposição de uma realidade psíquica, entendida como uma zona de pulsões, desejos, tendências e medos.

O consciente, por sua vez, é visto como um sistema do aparelho psíquico receptivo às informações interiores e exteriores, destacando a atenção, a percepção e o raciocínio.

A descoberta da sexualidade infantil se deu por meio de investigações procedidas por Freud na prática clínica, percebendo que os desejos e pensamentos reprimidos eram oriundos de conflitos sexuais da vida infantil, período esse que é afetado por marcas profundas na formação da pessoa. Ele identificou a função sexual desde o princípio da vida, definindo fases, a exemplo da oral, identificando a boca como zona de erotização, determinando que o prazer está na excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal na ingestão de alimentos, incorporando o objeto; a anal, quando o ânus é identificado como a zona de erotização, com relação ativa e passiva do objeto e controle de fonte de prazer nova dos esfíncteres uretral e anal; a fálica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com