TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos Com Doença De ALZHEIMER

Artigo: Idosos Com Doença De ALZHEIMER. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  285 Visualizações

CARACTERÍSTICAS DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E SEUS CUIDADORES: UMA SÉRIE DE CASOS EM UM SERVIÇO DE NEUROGERIATRIA.

Objetivo: Este estudo buscou descrever as características dos idosos com doença de Alzheimer e seus cuidadores, além de avaliar o grau de dependência dos idosos e sobrecarga dos cuidadores.

Metodologia:

Participaram desta investigação 36 pares de

idosos/cuidadores.

Resultados: Os resultados mostraram que os idosos com doença de Alzheimer eram em sua maioria do sexo feminino, casados, com média de idade de 75,19 ± 6,14 anos. Os cuidadores eram do sexo feminino, casados, em sua maioria filhas e esposas, com média de idade de 59,33 ± 12,29 anos. Os cuidadores investigados apresentaram média de sobrecarga de 34,08 ± 12,34

Conclusão: Esta investigação foi realizada com população específica de uma instituição de saúde, não sendo, portanto, passível de generalizações, principalmente no que diz respeito ao delineamento do estudo e tamanho da amostra. Apesar das limitações e das perdas, o estudo buscou registrar a relevância desta temática para a enfermagem, por se tratar de uma profissão que tem em sua essência o cuidado, ao explorar as questões subjacentes ao processo de cuidar do idoso com doença de Alzheimer. Também não tem a intenção de esgotar o assunto, mas sim instigar novas produ-ções científicas e aprofundar as discussões sobre essa temática que visem reverter positivamente para a assistência em saúde.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com