TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção do Médico Geriatra em Relação ao Cuidador de Idosos com Alzheimer

Por:   •  30/5/2016  •  Monografia  •  7.461 Palavras (30 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 30

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

ADRIELLE SOUZA FERNANDES RA: B174FF-3

FABIANA DE AZEVEDO DOS SANTOS RA: T856JF-4

PATRÍCIA RODRIGUES BORGES RA: T515GA-0

PRISCILA DE SOUZA NASCIMENTO RA: B46869-6

RODRIGO SOARES GIMENEZ RA: T869GG-5

PERCEPÇÃO DO MÉDICO GERIATRA SOBRE O PAPEL DO CUIDADOR DE IDOSOS COM ALZHEIMER

BRASÍLIA

2015

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

ADRIELLE SOUZA FERNANDES RA: B174FF-3

FABIANA DE AZEVEDO DOS SANTOS RA: T856JF-4

PATRÍCIA RODRIGUES BORGES RA: T515GA-0

PRISCILA DE SOUZA NASCIMENTO RA: B46869-6

RODRIGO SOARES GIMENEZ RA: T869GG-5

PERCEPÇÃO DO MÉDICO GERIATRA SOBRE O PAPEL DO CUIDADOR DE IDOSOS COM ALZHEIMER

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa em Psicologia, Curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora Prof. Dra: Marcela Abreu Rodrigues

BRASÍLIA

2015

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo, levantar informações quanto à percepção médica em relação ao papel do cuidador familiar de idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer. Foi realizada uma metodologia descritiva ao qual foram entrevistados três médicos geriatras. Os principais resultados evidenciaram que grande parte desses cuidadores são familiares que necessitam de apoio médico quanto à informações/instruções e treinamentos específicos para saberem lidar com os idosos, como também em relação à aceitação e compreensão da doença após o diagnóstico. Concluiu-se que o apoio governamental é escasso, e os entrevistados enfatizam necessidades como: a elaboração de mais casas de apoio aos cuidadores para que possam buscar mais informações e compartilharem delas com outros cuidadores familiares e adquiram as habilidades necessárias para tais cuidados tanto para os idosos quanto para si mesmos.

Palavras-chave: Percepção médica. Geriatria. Cuidador familiar. Idoso. Alzheimer.

ABSTRACT

        This study aimed, gather information from medical geriatrics on the role of family caregivers older diagnosed with Alzheimer's disease. A descriptive methodology was performed where three geriatric doctors were interviewed. The results showed that most caregivers they are family in need of medical support as information and instructions and specific training to learn to deal with the elderly, on the acceptance and understanding of the disease following diagnosis. It concluded that government support is scarce, and respondents emphasize needs as the development of more homes to support caregivers to seek more information and share with other family caregivers, acquiring skills necessary for the care of elderly and themselves.

Keywords: Medical perception. Geriatrics. Family caregiver. Aged. Alzheimer.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1 Apresentação:        

1.2 Idoso        

1.3 Geriatria e Gerontologia        

1.4 Alzheimer        

1.5 Cuidador        

1.6 Objetivos        

1.6.1 Objetivo Geral        

1.6.2 Objetivos Específicos        

1.6.3 Hipóteses        

1.7. Justificativa        

2. MÉTODOS        

2.1 Participantes        

2.2 Instrumentos        

2.3 Procedimentos para coleta de dados        

2.4 Procedimentos para análise de dados        

3. RESULTADOS        

4. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO        

4.1 Contribuições e Limitações        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        

1. INTRODUÇÃO        

1.1 Apresentação:        

        Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o número de idosos no Brasil cresce a cada ano. A partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010), a média de idade dos idosos gira em torno dos 73,9 anos e, como consequência, o número de diagnóstico de demências também aumentam o que gera uma preocupação na saúde pública. Assim sendo, houve o surgimento de idosos com demências nestas idades. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS (2012) o “Brasil é o 9º país do mundo com mais casos de demência.”

Diante desse cenário, aumentou-se progressivamente o número de famílias que se deparam com a situação de cuidar de idosos em condição de dependência, principalmente quando essa é provocada por processo de demência em virtude da Doença de Alzheimer (DA). Essas famílias, porém, carecem de um apoio e preparo adequados para cuidar desses idosos o que pode levar a uma dificuldade psicológica e emocional dos mesmos.  (OLIVEIRA, 2009).

1.2 Idoso

        Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que dá início no nascimento e percorre por toda a vida. O envelhecimento pode ser diferente de indivíduo para indivíduo, acelerado ou mais lento (CAETANO, 2006). Os fatores relacionados ao envelhecimento estão ligados ao estilo de vida, condições socioeconômicas e doenças crônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (547.3 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com