TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

• Reflexão Do Filme "Políticas De Saúde Pública No Brasil", Fazendo Uma Relação Com A Psicologia.

Exames: • Reflexão Do Filme "Políticas De Saúde Pública No Brasil", Fazendo Uma Relação Com A Psicologia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  6.892 Visualizações

Página 1 de 2

O filme aponta para a evolução da saúde desde a revolta da vacina até a atualidade, mostrando como foi o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os ideais que levaram a sua criação. A Constituição de 1988 foi importantíssima na história da saúde pública brasileira ao definir saúde como "direito de todos e dever do Estado".

Fazendo uma reflexão de como poderia se dar a atuação da psicologia dentro do campo de políticas públicas de saúde, podemos analisar a frase da nossa constituição – Saúde, direito de todos e dever do Estado – e partimos do principio de que, na maioria das vezes o sujeito não tem noção daquilo que está a seu favor. Trabalhar este sujeito de forma que ele perceba que quando ele busca um atendimento, ele não está ali, como um sujeito pedinte, querendo favores, mas sim, um sujeito que foi constituído através de um século de história e muitas reivindicações e conquistas, logo, ele é um sujeito de direitos conquistados. Podemos ainda, trazer para esta reflexão, a definição de saúde da OMS (bem-estar físico, mental e social), ou seja, a psicologia intimamente relacionada a este conceito de saúde.

A Saúde Pública é uma área que emprega muitos profissionais de Psicologia, no Brasil. Estes são distribuídos e atuam em instituições de Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais. Desde a sua regulamentação como profissão, no Brasil, a Psicologia tem conquistado e ampliado o seu espaço na Saúde Pública, sobretudo após a Reforma Sanitária e Psiquiátrica, e a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi um marco para um novo olhar sobre o conceito de saúde e doença. Aquilo que antes era visto somente com a ausência de doença física, começou a considerar aspectos sociais e culturais do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com