TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha referente ao filme Políticas Públicas de Saúde no Brasill

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  10.537 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÍTICA REFERENTE AO FILME ‘’ POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL’’

Cronologia do Surgimento do SUS no Brasil

Identifique a obra: Políticas de Saúde no Brasil: Século de luta pelo direito à saúde; roteiro e direção de Roberto Tapajós, produção por Tapiri Cinematográfica.

Apresente a Obra: O documentário ‘’ Políticas de Saúde no Brasil’’, relata a evolução da Saúde Pública no Brasil juntamente com a história político-econômica do país.

Descreva a estrutura: Consiste em um documentário com duração de aproximadamente 63 minutos, cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930, 1930 a 1945, 1945 a 1964, 1964 a 1988, 1988 a 2006, enfocando fatos de alta importância na história do país.

Descreva o conteúdo:

O filme é delimitado por anos, onde através de uma cronologia lógica relata os acontecimentos importantes na evolução da saúde, economia e política. Cobrindo os seguintes períodos:

1900 a 1930:

1900: Século XX começa com graves epidemias de febre amarela, varíola, peste, cólera e malária no Rio de Janeiro. A epidemia dessas doenças afetou diretamente a economia brasileira, pois os navios estrangeiros que traziam mercadorias do exterior se recusaram a aportar no litoral brasileiro devido aos surtos epidêmicos. Estas epidemias também preocupavam a população e os trabalhadores que se encontravam em precárias condições de tratamento. Conseguinte Oswaldo Cruz é nomeado diretor do instituto de saúde e cria a medida de Vacinação Obrigatória e quarentena para pessoas infectadas com doenças contagiosas com o intuito de erradicar as epidemias.

1904: Devido ao autoritarismo, e a falta de conhecimento da população em relação aos efeitos da vacina, as medidas tomadas resultaram em resistências e revolta da população as atividades de desinfestação das epidemias, episódio histórico conhecido como ‘’ Revolta da Vacina’’. Neste episódio o povo vence a luta porém a febre amarela aparece em outras cidades como São Paulo. Preocupado com a situação um médico passa a morar com as pessoas que estavam com febre amarela, para tentar concluir a verdadeira forma de contração, então após não contrair a doença concluiu que a doença não era contagiosa, e então a produção no Brasil começa suas atividades novamente.

1917: Ocorre greve da classe operária além de um surto grave de gripe espanhola onde morreram milhares de pessoas no Brasil.

1919: Fim da greve, com a retomada dos grevistas ao trabalho.

1922: Ocorre a tomada do Forte de Copacabana.

1923: Regulamentação da assistência médica, Em São Paulo começa as obras de em centro de saúde. Nesse ano também foi decretado o direito a aposentadoria depois de tempo hábil de trabalho.

1930 a 1945:

1930: Posse de Getúlio Vargas. Ocorre a centralização e uniformização da saúde pública.

1932: Havia desconto no salário das pessoa que tivessem acesso à saúde.

1937: Foi decretado por Getúlio o Estado de Sítio além disso ocorreu o cancelamento das eleições para presidência, o fechamento do congresso e foi anunciado o advento do Estado Novo. Na Amazônia foi criado um programa (S.E.S.P. (Serviço Especial de Saúde Pública) para o combate da malária.

1945: Deposição de Getúlio conseguinte a oposição do Estado Novo. Houve avanços no modelo de atenção à saúde (surgimento de grandes hospitais, médicos de todas as especialidades, tratamentos específicos e grande quantidade de equipamentos), atitudes influenciadas e baseadas no modelo de saúde dos americanos.

1945 a 1964:

1950: Getúlio é eleito novamente, houve avanço nas redes de telecomunicação, além da inauguração da TV Tupi, criação do ministério da saúde com a finalidade da criação e implantação de políticas de saúde pública, direcionadas para a prevenção e condições aceitáveis para todos, surgindo o conceito ‘’ saúde para todos’’. Com a morte de Getúlio, Juscelino Kubitschek toma o poder e acontece evolução no desenvolvimento econômico e a construção de Brasília e implementação da indústria automobilística. Foi criada a chamada ‘’ medicina privada’’ para atendimento funcional e contratado.

1963: FUNRURAL foi instituído e assim os trabalhadores rurais foram incorporados ao sistema.

1964: Decorrente a fuga de João Goulart para o Uruguai é indicado um novo presidente o General Castelo Branco, durante esse período a saúde foi esquecida e assim aumentaram as doenças e a mortalidade infantil, além disso ocorreu censura, onde só era publicado ou apresentado notícias que estivessem de acordo com as regras e necessidades do governo, ou seja, instala-se um regime ditatorial, repressivo e militar. Trabalhadores prejudicados e insatisfeitos devido ao arrocho salarial. O governo unificou todo o sistema previdenciário IAPS e outros órgãos foram transformados em um único sistema o INPS.

1964 a 1988:

1970: Dinheiro investido em estradas, pontes e usina, enquanto a saúde do povo novamente foi esquecida. Construção de diversos hospitais privados, somente para os trabalhadores inscritos na previdência social. Trabalhadores rurais passam a ter o direito da aposentadoria.

1978: O movimento popular de saúde conquistou centros de saúde. Experiências inovadoras de saúde aconteceram em vários municípios com o intuito de buscar uma alternativa a assistência hospitalar. Criação do SINPAS (Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social), controle financeiro feito pelo IAPAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com