TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforçamento

Seminário: Reforçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

Reforçamento.

O reforço é um tipo de conseqüência do comportamento que aumente a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. Novamente, temos uma relação entre o organismo e seu ambiente, na qual o organismo emite uma resposta (um comportamento) e produz alterações no ambiente.

Devemos lembrar que quando nos referimos ao comportamento, falamos sobre relações entre organismo e ambiente.

A fim de afirmar que determinado estímulo é um reforçador ou que uma determinada conseqüência é um reforço, devemos centrar-nos em sua relação com o comportamento. As características físicas ou a natureza de um estimulo não podem qualificá-lo como reforçador.

Portanto para determinarmos se um estímulo é um reforçador, ou se uma conseqüências é um reforço, devemos considerar a relação entre o comportamento e sua conseqüência, verificando se a conseqüência afeta um determinado comportamento traduzido no aumento de sua probabilidade de ocorrência.

Além de aumentar a freqüência de um comportamento reforçado, o reforço (ou a conseqüência reforçada) tem dois outros efeitos sobre o comportamento dos organismos:

• Diminuição da freqüência de outros comportamentos.

• Diminuição da variabilidade na topografia (na forma) da respostas (do comportamento) reforçada.

A conseqüência reforçadora do comportamento é o produto direto do próprio comportamento, dizemos que a conseqüência é uma reforçadora natura. Quando a conseqüência reforçadora é um produto indireto do comportamento, afirmamos que se trata de um reforço arbitrário.

Os reforçadores naturais (conseqüências naturais) não são tão facilmente identificados quanto os reforçadores arbitrários. Exemplo de reforçador natura: Vou estudar bastante para ir bem, na prova. Exemplo de reforçador arbitrário: Tenho que estudar bastante para ir bem, na prova, porque se não fico sem mesada.

O reforço não se dá apenas com a apresentação de estímulos, mas também pela retirada de estímulos do ambiente. A relação de contingências é chamada reforço negativo.

Reforço positivo no lugar do reforço negativo, essa opção é mais obvia, pois caso queiramos aumentar a probabilidade de emissão do comportamento, podemos fazê-lo por reforçamento positivo em vez de negativo.

Existe também o reforçador diferencial, esse é um processo comportamental fundamental importância para a explicação, predição e controle do conhecimento.

O reforçamento diferencial envolve sempre reforço e extinção. Como alternativa a punição, poderíamos extinguir a resposta indesejada e reforçar os comportamentos alternativos.

Nesse caso, os efeitos emocionais da extinção seriam atenuados, uma vez que o organismo continuaria a entrar em contato com os reforçadores contingentes a outros comportamentos.

Além disso, produziria o aumento da probabilidade de emissão dos comportamentos desejáveis.

Contudo de acordo com Galvão e Barros (1977):

Considerando a análise dos comportamentos da maneira que lhe apresentamos acima, em 1994, John Donahoe e David Palmer publicaram um livro em que reviram a distinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com