TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final Estágio Psicologia Hospitalar

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  4.104 Visualizações

Página 1 de 14

IMES CATANDUVA

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

Estágio Específico - Processos Clínicos Módulo II

CATANDUVA

2015

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Unidade concedente

Nome: Fundação Padre Albino - Mantenedora dos Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos

Endereço completo: Rua dos Estudantes, 225. Bairro: Parque Iracema

Cidade: Catanduva / SP                                CEP: 15809-144

Telefone/Fax: (17) 3311-3201

Nome da responsável pelo estágio: Juliana do Carmo Saraiva Ayusso

1.2. Estagiário

Nome: Ana Letícia Dalla Pria                                       RA: 201131051

Turma: 2011             Ano de Curso: 5º Ano

Nome: Luana Letícia Banhos                                            RA: 201131403

Turma: 2011             Ano de Curso: 5º Ano

1.3. Supervisor:

Nome: Juliana do Carmo Saraiva

CRP: 06/61966

2. INTRODUÇÃO

            O estágio foi realizado no Hospital Escola Emílio Carlos, instituição localizada na cidade de Catanduva, com todos os seus leitos dedicados ao SUS. É hospital escola das faculdades de Medicina e Enfermagem de Catanduva, mantidas pela Fundação Padre Albino, atendendo as áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica, Psiquiatria, Moléstias Infecto-Contagiosas e seu Ambulatório de Ensino reúne trinta e sete especialidades médicas. No local atuam profissionais da área médica, fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, entre outros. É um estágio especifico, no qual os

alunos que estão finalizando o curso de Psicologia tem a oportunidade de conhecer o contexto hospitalar e as possibilidades de atuação do psicólogo nesta área.  

            A Psicologia hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento (Simonetti, 2004). Para lidar com essa dimensão afetiva/emocional, a Psicologia Hospitalar é a especialidade da Psicologia que disponibiliza para doentes, familiares e profissionais da equipe de saúde, o saber psicológico, que vem a resgatar a singularidade do paciente, suas emoções, crenças e valores (Bruscato, 2004).

           Simonetti (2004) afirma que, diante da doença, o ser humano manifesta subjetividades, tais como sentimentos, desejo, pensamentos e comportamentos, fantasias e lembranças, crenças, sonhos, conflitos e o estilo de adoecer. Esses aspectos podem aparecer como causa da doença, como desencadeador do processo patogênico, como agravante do quadro clínico, como fator de manutenção do adoecimento, ou ainda como consequência desse adoecimento.  

A partir da demanda dos pacientes que se encontravam internados no Hospital Emilio Carlos, juntamente com seus acompanhantes, deu-se início ao trabalho da Psicologia. Aliado a esta necessidade contou-se com a iniciativa de uma proposta de intervenção em grupos de sala de espera. Pensando nas atividades que pudessem ser desenvolvidas no âmbito hospitalar pode-se buscar meios para intervenções psicológicas, promoção e prevenção de saúde, acolhimento e atendimento breve focal. As supervisões ocorreram sob orientação da Professora Juliana do Carmo Saraiva. Nos atendimentos realizados no leito o estagiário deve exercer um papel ativo, no qual ele explora, solicita informações para compor uma história de vida do paciente, promove diálogo com ele e seu acompanhante, com o objetivo da minimização do sofrimento que a hospitalização provoca. As demandas mais encontradas nos leitos foram na sua maioria pacientes idosos, diabéticos e hipertensos, que apresentavam úlcera varicosa, câncer, hanseníase, entre outras.  Durante este período, foi possível compartilhar experiências, dificuldades, angústias e expectativas com os estagiários do grupo. Participamos da supervisão fazendo relatos de nossas observações, tanto das atividades quanto dos sentimentos que surgiam.

                     

3. OBJETIVOS

3. 1 Objetivo Geral 

        Habilitar o aluno a trabalhar em equipes multidisciplinares de assistência à saúde.

3. 2 Objetivos Específicos

        - Assegurar o contato do aluno com situações e contextos de forma que conhecimentos e habilidades se concretizem em ações profissionais e éticas;        

            - Possibilitar ao aluno o desenvolvimento e o exercício de habilidades e atitudes específicas nas áreas da saúde e prevenção;

        - Possibilitar a vivência de situações de escuta em instituição hospitalar;

        - Favorecer a interlocução e o trabalho integrado com profissionais de outras áreas no sentido de um atendimento integrado à população assistida nos Hospitais Gerais.

4. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

4.1 Total de horas cumpridas: 110

           O estágio conta com carga horária obrigatória de 30 horas no local e 80 horas de supervisão, relativos a orientações para prática clínica, relatórios parciais e final.

        

4.2 Descrição do estágio

           1º dia - 08/04/2015: Realizada apresentação do local de estágio pela psicóloga da instituição.

           2º dia - 15/04/2015: Atendimento no leito a paciente indicada pela equipe de enfermagem por estar ansiosa com sangramentos que acontecem eventualmente e com uma suspeita de câncer. Foi realizado também atendimento com a filha da paciente que estava de acompanhante e também se encontrava bastante angustiada. Em supervisão nos foi orientado a procurar não nutrir e nem tirar a expectativa da paciente, procurar o equilíbrio para ela não perder as forças que provavelmente é o que mantém seu otimismo. Também nos atentar a euforia que pode estar camuflando os seus sentimentos, pois demonstra estar bem, mas, pode não ter consciência do que realmente está acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com