TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório experimento 7

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL

EXPERIMENTO Nº8

TITULAÇÃO REDOX

JOALDI SOARES DE PAIVA

TURMA: E4

PROFESSORA: DIEGO RAPOSO

RECIFE, 24 DE OUTUBRO DE 2016.


[pic 3]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO......................................................................................2

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL...................................................3

       2.1 MATERIAIS UTILIZADOS..........................................................3

      2.2 PERICULOSIDADE DOS REAGENTES.....................................3

       2.3 PROCEDIMENTOS.....................................................................4

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES.........................................................6

4.CONCLUSÃO........................................................................................8

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................9

6.QUESTÕES.........................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

As reações que envolvem a transferência de elétrons de uma espécie à outra são chamadas de reações de óxido-redução ou simplesmente redox. A perda ou o ganho de elétrons é formalmente indicada pela variação do número de oxidação das espécies envolvidas na reação de redox. As substâncias que retiram elétrons de outras espécies e, assim, ganham elétrons durante a reação de redox são chamadas de agentes oxidantes. Seus números de oxidação diminuem durante a reação. Já as substâncias que perdem elétrons e os doam para a espécies oxidante são chamados agentes redutores. Seus números de oxidação aumentam durante a reação. As reações de redox podem ser utilizadas como método analítico titulométrico. Os métodos de volumetria de óxido-redução dependem dos potenciais de eletrodo envolvidos nas semi-reações, os reagentes devem ser estáveis no meio da titulação, e os estados de oxidação devem ser bem definidos e conhecidos antes da análise. Além disso, é necessário que seja possível padronizar a solução que será utilizada para a determinação da outra espécie, e que exista um meio apropriado para a detecção do ponto final da titulação.

Os métodos de volumetria de óxido-redução recebem nomes específicos, dependendo da substância utilizada para as determinações: permanganometria, quando utiliza-se o permanganato como titulante, reduzindo-o de Mn7+ a Mn2+; iodometria, quando as reações envolvem a redução do iodo, reduzindo-o de Iº a I-; e iodimetria, quando as reações envolvem a oxidação do iodeto a iodo.[1]

Nesta prática, o método de interesse é a permanganometria. A permanganometria é o método titulométrico de óxido-redução mais importante, e usa o permanganato de potássio, um forte oxidante, como titulante. Este método dispensa o uso de indicadores porque a coloração violeta intensa do íon permanganto indica o ponto final da titulação. Em geral, as titulações permanganométricas são realizadas em meio ácido, para facilitar a oxidação da substância em análise.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Todo o experimento a seguir foi fiscalizado pelo professor e profissionais presentes, sendo tomadas todas as medidas cabíveis para a realização segura da aula experimental.

2.1 MATERIAIS UTILIZADOS

  • Instrumentos: Vidro relógio, Béquer (250 mL,100 mL e 50 mL), pisseta com água destilada, balão volumétrico (250 mL e 100 mL), bureta (50 mL), pipeta volumétrica, erlenmeyer (250 mL), suporte universal, bastão de vidro, pescador e proveta.
  • Equipamentos: balança analítica e placa de giratório magnético.
  • Reagentes: Peróxido de hidrogênio ou água oxigenada (H2O2), permanganato de potássio (KMnO4), oxalato de sódio (Na2C2O4) e, ácido sulfúrico (H2SO4)

.2.2 PERICULOSIDADE DOS REAGENTES

-*Peróxido de Hidrogênio: Provoca queimaduras devido sua ação oxidante. Medidas de primeiros- Após inalação : exposição ao ar fresco. Consultar um médico - Após contato com a pele : lavar abundantemente com água. Limpar com algodão embebido em polietilenoglicol 400. Tirar imediatamente a roupa contaminada - Após contato com os olhos : enxaguar abundantemente com água, mantendo a pálpebra aberta (durante pelo menos 10 minutos).

-*Permanganato de Potássio: Substância não perigosa. Não ingerir. Evitar o contato com os olhos.

-*Oxalato de Sódio: Nocivo por ingestão e contato com a pele. Evitar o contato com a pele e os olhos. Medidas de primeiros-socorros: Inalação: Remover para local bem ventilado. - Contato com a pele: Lavar abundantemente com água. Tirar a roupa contaminada. - Contato com os olhos: Lavar com bastante água, por 15 min.. - Ingestão: Tomar bastante água. Provocar o vômito. Procurar auxilio médico.

-* Ácido Sulfurico: Substância corrosiva. Causa queimaduras graves. Manter fora do alcance das crianças. Não respirar o vapor. Utilizar equipamento de proteção adequado. Medidas de primeiros-socorros Após inalação : exposição ao ar fresco. Consultar um médico - Após contato com a pele : lavar abundantemente com água. Limpar com algodão embebido em polietilenoglicol 400. Tirar imediatamente a roupa contaminada - Após contato com os olhos : enxaguar abundantemente com água, mantendo a pálpebra aberta (durante pelo menos 10 minutos). Consultar imediatamente um oftalmologista - Depois de engolir : fazer beber muita água (eventualmente vários litros), evitar o vômito (perigo de perfuração). Consultar imediatamente um médico. Não tentar neutralizar a substância tóxica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (308.3 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com