TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Pinóquio As Avessas

Monografias: Relatório De Pinóquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 7

O livro Pinóquio às avessas conta a história de um menino chamado Felipe e o ingresso dele à escola, suas dificuldades e o perfil de sua escola. O conto possui quatro personagens importantes para a presente análise, Felipe; criança que breve começará a frequentar a escola,seu pai, sua mãe e a sua professora.

O livro faz uma citação à história do Pinóquio contando-a de forma contrária (às avessas). No conto original, Gepeto monta um boneco de madeira que teve a oportunidade de se transformar em um garoto de verdade quando começa a ir para escola, e quase se torna um burro quando decide não ir estudar e só pensar em brincadeiras.

Aqui o personagem Felipe é diferente, é uma criança de verdade, cheia de vida, de questionamentos e curiosidades, e seu pai o ensinava que era preciso ir para escola para não ficar burro, fazendo referência ao conto do Pinóquio, ou seja, era preciso ir para escola para tornar-se um menino de verdade.

É possível notar em todo o livro a predominância de um ensino tradicional, tanto da parte dos pais de Felipe quanto da sua professora. Os pais já tinham um plano para Felipe, que ele acumulasse conhecimento até chegar a ser alguém que eles mesmos sonhavam, sem respeitar a individualidade e o tempo da criança.

ABORDAGEM TRADICIONAL

Rubens Alves, autor de Pinóquio as avessas, descreve neste conto como o tipo de pedagogia que se usa com crianças pode influenciar na vida adulta de uma pessoa; sendo ele defensor da pedagogia humanista, sublinha nesta estória os pontos negativos do modelo tradicional,...”ele aponta o perigo que ocorre se as crianças ao ingressar em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais criativas, mas antes tentam enquadrá-las no sistema educacional rígido, conservador, anacrônico e sufocante. O ponto é, assim, apresentado “as avessas”, para provocar uma reflexão que suscite mudanças significativas e em favor de uma educação verdadeira, edificante, que preserve na criança –no ser humano- a capacidade de sonhar, criar, transformar esse realizar.”

Felipe é o protagonista desta estória, um menino muito ativo e curioso, típico da idade, tudo o que ele queria saber e seu pai não sabia, explicava que quando ele entrasse na escola lá ele descobriria, contou como funciona o sistema de notas, boletim e outras coisas, por causa da pouca idade o garoto não compreendeu, mas estava tudo bem porque ele aprenderia na escola. Só que não foi bem assim, seu pais o colocaram em uma escola tradicional, onde o professor deposita nos alunos todo o conhecimento necessário e o aluno absorve tudo o que der conta.

Professores do modelo tradicional não questionam o Por Que dos conteúdos que estão ensinando, passam porque esta no programa, sem refletir ou criticar qual seria a finalidade de tudo o que o sistema impõe , preocupam-se apenas em fazer com que seus alunos passem em provas e posteriormente em vestibulares. Os professores não só preocupam-se com os conteúdos, mas também se os alunos estão totalmente dedicados ás suas aulas, as crianças devem prestar total atenção, não só com o pensamento mas também com todo o corpo, mantendo postura, cadeiras enfileiradas, silencio e só perguntarem o que já se é esperado, não querem saber se o aluno tem duvidas ou não, conteúdo dado, é conteúdo aprendido.quando um aluno não corresponde ao que é esperado dele, nunca se entende que o professor falhou, mas que talvez o aluno não esforçou o bastante ou que ele tenha algum problema de aprendizagem; geralmente a família apóia a escola, cobrando excessivamente do aluno resultados, muitas vezes até ameaçando de que algo horrível acontecerá se ele não conseguir alcançar as expectativas de todos ou prometendo algo que esta criança queira muito como moeda de troca.Rubens Alves enfatiza o fato de persuasão que os professores tem nas crianças, com poder até de fazer com que as mesmas parem de sonhar e passem apenas a seguir o roteiro que foi traçado a muitos anos atrás, época em que não podia pensar, criticar ou até mesmo fazer diferente. Com Felipe não foi diferente, ele aprendeu que suas perguntas não seriam respondidas na escola, que l ele aprende somente o que querem que ele aprenda,

Onde decorar é o principal e o vestibular a meta, ele também aprendeu que é preciso entrar no mercado de trabalho, seu sonho era ser cuidador de pássaros, mas o que ele conseguiu após crescer depois de passar com êxito no tal vestibular foi ser especialista em frangos mortos, continuou estudando, obteve sucesso e riqueza na profissão; tudo parecia caminhar para um final feliz mas algo ainda o perturbava, ainda não estava satisfeito. Depois de muitos anos procurou um psicanalista para saber o por que de um determinado sonho recorrente, ele achava que isto teria relação com sua felicidade, com as sessões conseguiu entende-lo é ser finalmente feliz; indicando com isso que se a escola que Felipe freqüentou tivesse sido uma de modelo humanista ele poderia ter se realizado de forma mais rápida e eficiente, castrar os sonhos de uma criança pode afeta-la por toda a vida.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Pinóquio as avessas aborda os aspectos do comportamentalismo que consideram a experiência ou a experimentação planejada com a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência.

Esse livro nos mostra, que Felipe um garoto sonhador e curioso pelas coisas do mundo, uma das coisas que ele mais gostava era de pássaros, seu maior sonho era ser um cuidador de pássaros, o garoto como toda criança, era curioso e fazia várias perguntas para seus pais, mas como os pais ficavam sem jeito de responder o filho, eles diziam que ele iria aprender na escola,que os professores responderiam todas as suas perguntas.

Seus pais sempre lhe contava a história do Pinóquio e eles diziam pra ele, que se ele não fosse na escola seria burro que nem o pinóquio e sem conhecimento nenhum ,então o menino coloca em sua cabeça q só será gente quando entrar na escola.

Quando ele entra na escola ele percebe que não é bem assim, as crianças entram na escola para serem moldadas para a sociedade e existe um cronograma de aprendizagem para que as pessoas consigam passar no vestibular para que no futuro consiga um bom emprego,e assim ele percebe com o passar do tempo que ele não poderia ser cuidador de pássaros pois isso não era uma profissão e não ganharia dinheiro pois os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro, então ele aprendeu o que tinha que aprender na escola e passou no vestibular e teve uma profissão mas não consegue a felicidade desejada, pois seus anseios não são o que a escola forma. Ele teve as suas experiências e viu que suas perguntas não seriam respondidas,pois o mundo dos adultos é bem diferente do que ele imaginava.

ABORDAGEM HUMANISTA

A abordagem Humanista engloba o fato de criações de condições para que os alunos possam ser pessoas com iniciativa, ter responsabilidades. Na escola de Felipe, sua iniciativa é apenas aprender aquilo que o programa oferece, pois não há espaço para conhecimentos e iniciativas. A auto descoberta e autodeterminação são palavras chaves do comportamento, já que o aluno deve ter total liberdade de se expor a descobertas individuais e determinação pessoal, e na história é visto como errado, é determinado que não se possa sair do padrão e para ser um adulto bem sucedido, deve-se apenas seguir essa diretriz.

A história não segue bem essa abordagem humanista, já que deixa claro o fato de que o próprio aluno tem que se adequar as normas e as diretrizes de ensino, esteja ele acostumado ou não.

Já a relação professor-aluno na abordagem Humanista, esta foca que cada professor desenvolve seu próprio método de ensino de forma única, e que esse ensino irá depender do caráter individual do professor com o do aluno, função de facilitação de aprendizagem. Fazendo a comparação com a escola da história, percebemos que é tudo ao contrário. É dito pela professora mesmo, que o método de ensino é seguir um padrão.Um exemplo é quando Felipe questiona a professora sobre o nome de um pássaro que o agradava muito e a professora lhe disse o quanto aquela informação não era importante e não estava no programa da matéria, isto porque neste ensino não há proximidade entre aluno e professor, o conteúdo é restrito e montado.

Na escola de Felipe o professor é o centralizador de conhecimento que irá transmitir e o aluno o receptor passivo. Quando Felipe começa a não acompanhar e ser constatado que ele tem dificuldade de atenção aos ensinos da professora ele é encaminhado ao psicólogo, ao observar o sentimento dos pais Felipe se torna rígido consigo mesmo, e mais uma vez, muda para se adequar ao modelo de sociedade pré-estabelecidos. A consequência disso é quando ele se forma, vira um adulto bem sucedido, dá alegria para seus pais, mas não existe uma afirmação satisfatória consigo mesmo. Para o comportamento Humanista, nada disso constrói um ser desenvolvido.

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »