TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Nível Operante

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

                                 RELATÓRIO – TESTE PSICOSSOCIAL 2ª INFÂNCIA

                 

                     O teste de desenvolvimento psicossocial foi realizado com 4 crianças, de faixas etária diferentes (2 crianças com 4 anos e 2 com 5 anos).

                     O primeiro passo foi uma conversa com os pais das crianças, explicando em que consistiria o teste, para que fins e quais objetivos e como seria utilizado a filmagem durante a apresentação na aula da disciplina de Desenvolvimento Infantil; os pais mostraram –se solícitos e permitiram a realização do teste assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

                     O referido teste psicossocial na segunda infância visou observar conceitos como egocentrismo (típico dessa fase) além, de segundo Erik Erikson, a fase da iniciativa versus culpa.

                     O teste consistia em duas crianças como dois pratos cobertos, onde em apenas um deles tinha um pedaço de bolo; o objetivo é observar a reação das crianças diante desse cenário.

                    As crianças sentaram lado a lado e demonstraram atenção diante da explicação da aluna que aplicava o teste, que informou a eles que iria se retirar para pegar um brinquedo e que eles podiam começar a lanchar. Foi deixado uma câmera escondida para gravar o desenvolvimento das crianças, de maneira que elas ficassem sozinhas e não houvessem nenhum tipo de intimidação.

                   Por motivos de ética não iremos chamar as crianças pelo seu nome verdadeiro, usarem JOÃO e JOSÉ e MARIA e ANA.

                   O primeiro teste realizado com as crianças de 5 anos, foi observado um receio por parte de uma das crianças (JOÃO), a outra (JOSÉ) foi a primeira que tirou o lenço e viu que não tinha nada no seu prato, JOÃO não teve iniciativa de retirar, até que o JOSÉ retirou e verificou que tinha um pedaço de bolo no prato do colega. JOSÉ propôs sorrindo que trocassem os pratos. As crianças ficaram desconfiadas e a princípio comiam um pedaço de bolo e cobriam o restante do pedaço; JOÃO e JOSÉ comeram juntos o pedaço de bolo de maneira amigável.

                    O outro teste foi realizado com as crianças de 4 anos. No prato de MARIA tinha o pedaço de bolo, mas foi ANA que não tinha que teve a iniciativa de começar a come-lo, apesar de uma leve resistência da colega, que argumentou que era pra comer agora, MARIA respondeu que ANA deveria comer o próprio bolo. Apesar de MARIA tentar por algumas vezes proibir a colega de comer, ela cedeu e as duas comeram pacificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com