TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Semana Acadêmica

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

A III Semana Acadêmica começou com grandes expectativas, com o filme Relatos Selvagens. O filme que conta relatos de descontrole e esgotamento, nos mostra o quanto somos vulneráveis as situações as quais temos que lidar todos os dias. O preconceito, a injúria, a ofensa, a agressividade humana, a vingança, a traição e todos os sentimentos que nem sempre estamos preparados para lidar todos os dia.

A violência está presente no nosso cotidiano e ainda afeta mais aos menos favorecidos pelo nosso sistema. Com todas as conquistas que as mulheres lutaram para conseguir, a violência contra a mulher, ainda é vista escancarada em frases e atitudes que não partem só de homens, mas também de muitas mulheres que ainda são alienada pela hierarquia machista.

Todos os dias somos violados, não temos os nossos direitos supridos e ainda somos oprimidos pela falta de segurança. A sociedade está desolada pelas drogas e o crime. Cada vez mais os negros, os pobres são marginalizados e rotulados por essa cultura de descriminação e violência. Estamos mais conscientes, mas em uma guerra que os únicos aliados são o conhecimento, o reconhecimento da nossa postura e a mudança de atitude perdemos para um governo corrupto e desleal a sua pátria e ao seu povo, que luta bravamente todos os dia, e na maioria das vezes acabam soterrados pela falta de condições e apoio.

Tratando de violência temos que pensar que somos violados todos os dias quando uma necessidade básica de um cidadão não é suprida. Quando um idoso é abandonado, quando uma criança não vai na escola por ter que trabalhar e ajudar nas despesas de casa, quando temos um atendimento de saúde precário que muitas vezes nos é negado, quando não temos um saneamento básico minimamente adequado. Quando vemos pessoas mais preocupadas com status do que com a raça humana, que tem perdido o a mor, a compaixão, a empatia.

As formas de violência e também algumas soluções foram muito bem expostas nessa semana acadêmica. Mas a mudança contra todo tipo de violência tem que partir de cada um. Pensado o quanto em um dia é capaz de fazer tantas violações. Quando joga um papel no chão, quando faz uma piadinha preconceituosa ao seu próximo, quando faz julgamentos, quando olha mas não faz, quando ouvi mas não escuta. O Padre Fábio de Mello fala sobre o nosso papel mais ou menos na sociedade, e esse é exatamente um dos maiores mal da sociedade. Nós fomos amados mais ou menos, fomos olhados mais ou menos, por isso, amamos mais ou menos, olhamos mais ou menos e pior, nos tornamos humanos mais ou menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com