TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Semana Acadêmica

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Semana Acadêmica – 29/08/2018

         Neste dia tivemos duas palestras que abordaram o tema: Suicídio e suas Facetas, com as Palestrantes Arminda Bertuzzi do CVV (Centro de Valorização da Vida), e com a Psicóloga Mônica Kother Macedo. A Palestrante Arminda relatou sobre o trabalho desenvolvido no CVV, a importância da escuta, e de que as pessoas falem de suas frustrações umas para as outras. Enquanto a psicóloga Mônica relatou sobre a dor psíquica que leva ao (DES)investimento da vida, e conseqüentemente ao suicídio.

Para Arminda a sociedade em geral esta carente de bons conselhos e atitudes, visto que todos temos problemas, sendo os mesmos, em sua maioria possíveis de serem resolvidos. Para ela, existem algumas formas de prevenção ao suicídio que podem acontecer desde a reflexão dos acontecimentos pessoais, quanto através da promoção da Cultura de Paz, a REvalorização dos Valores Humanos (bondade, empatia, ética, etc), o amadurecimento pessoal, e o respeito ao próximo e pela coletividade.

Arminda trouxe também alguns dados de uma Pesquisa sobre suicídio da UNICAMP, onde cerca de 17% dos Brasileiros já pensaram em cometer suicídio no decorrer de suas vidas. O Rio Grande do Sul é o estado onde mais pessoas cometem suicídio. Outro dado importante é no caso dos jovens, onde meninos se matam mais, enquanto as meninas tentam mais vezes se suicidar.

A psicóloga Mônica trouxe maiores detalhes da dor psíquica que causa o desinvestimento na vida, levando as pessoas ao sofrimento e conseqüentemente ao suicídio. Mônica apresentou os seis pontos que são percorridos no processo ao desinvestimento: 1) Psicanálise (ponto de partida); 2) O eu e o outro (investimentos primeiros na vida); 3) Conflitos e recursos psíquicos no ciclo vital; 4) A contemporaneidade e suas demandas singulares; 5) Dor psíquica: riscos dos des(investimentos na vida); 6) Ilustrações.

A psicanálise trata da realidade do sujeito, seu histórico social e suas subjetividades. As questões do “eu e o outro” e os conflitos psíquicos no ciclo vital, são ligados aos investimentos primeiros da vida de uma pessoa, momento muito importante no desenvolvimento do ser humano, onde os investimentos primários são decisivos para o crescimento psíquico, pessoal, social e cultural.

Neste período é importante que ocorra a harmonia e entendimento dos investimentos primários: amor, cuidado, investimento do outro por nós, a assimetria entre criança e adulto, as questões da infância (fases de vulnerabilidade, entender quem sou eu, quem é o outro), e a adolescência onde buscasse a autonomia.

Para Mônica as questões ligadas à contemporaneidade (pressa, passividade diante do ideal e o estado de insatisfação), levam ao desamparo, dor, sofrimento e desalento, contribuindo para o mal-estar psíquico. Ela explica que a realidade ingressa na nossa mente, nós atribuímos sentido a mesma, e a partir disso se geram os traumas ou não. Os traumas seriam situações vividas que não conseguimos processar, gerando o sofrimento em nosso aparelho psíquico.

É importante estarmos atentos aos sinais, pois pessoas querem cometer suicídio costumam apresentar mudanças de hábitos, sintomas depressivos, e desgosto por atividades que anteriormente lhe davam prazer, além das causas imediatas como problemas sociais, mentais (onde deve-se investigar possíveis patologias existentes), amorosos, econômicos, e no caso dos jovens as questões de Bullying.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com