TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Senso Percepção Segunda Pratica

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Segundo Shiffman (2001), a mistura pela adição de cores ocorre quando ondas de diferentes cumprimentos são combinadas para o sistema visual. Ou seja é feito por adição de efeitos.

Para evidenciar a mistura de cores, foi utilizado o aparelho misturador de cores. O misturador de cores funciona com discos de cores e segundo Shiffman (2001) ao rotacionar de forma rápida, as cores estimulariam o sistema visual de forma tal que se misturam. Não podendo mais ser percebidas de forma separada, mas sim seriam percebidas como uma só cor uniforme. Cor essa baseada na adição das cores componentes nos discos de cor.

O objetivo do experimento é visualizar o processo de mistura de cores

MÉTODO

Participaram do experimento três sujeitos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades entre vinte e vinte e dois anos, graduandos em Psicologia em uma faculdade particular de Brasília – DF. A pesquisa foi desenvolvida em um laboratório de Psicologia Experimental.

Foram utilizados como instrumento um misturador de cores que foi desenvolvido especialmente para demonstrações em sala de aula.

Voltagem: 105/125 volts 50/60 Hz.

Velocidade de operação: 100 - 2350 RPM.

Neste equipamento são utilizados discos de papel de cores diferentes. A tabela 1 contém os valores que devem ser repetidos na primeira série de pesos.

O procedimento padrão utilizado foi:

1. Escolher um local com iluminação constante e se possível posicionar o equipamento a frente de um fundo neutro (cinza ou branco).

2. Conectar o aparelho na tomada (110 volts).

3. Posicionar-se à frente do equipamento.

4. Escolher os discos de cores (conforme instruções abaixo) e colocar no misturador de cores;

5. Ligar o interruptor e ajustar a velocidade.

Obs. Tenha cuidado ao colocar os discos no equipamento. Eles são caros e extremamente frágeis. A vida útil desses discos irá depender do cuidado na hora do manuseio.

Primeira Etapa: Regras para cores complementares

Podemos encontrar pares de cores complementares ao traçar qualquer linha através do centro do diagrama de cores. Este traço irá conectar o par complementar.

Também podemos dizer que duas cores são complementares se, quando misturadas na proporção correta, derem origem a tonalidades acromáticas (cinza);

1. Encontre a proporções relativa de amarelo e de seu complementar azul que irão produzir a percepção de cinza. Complete a equação abaixo:

x % de amarelo + (100-x) % de azul = Cinza. Ajuste a proporção das amostras até o observador relatar qual das amostras parece mais dominante na mistura. Posteriormente, aumente a proporção da cor não predominante até que ela se torne dominante. Por exemplo, se o amarelo é predominante, a proporção deste disco deve ser reduzida com o aumento da proporção do azul até que este se torne predominante.

Você irá verificar um momento de transição onde a cor cinza aparecerá. Depois o processo deve ser repetido com a cor azul sendo predominante no início do procedimento.

Segunda Etapa: Regra para cores não complementares

A mistura de qualquer par de cores não-complementares produz uma cor intermediaria das cores de origem. A cor da mistura irá depender da proporção relativa das amostras e será menos saturada (tendendo para o cinza).

1. Coloque um disco verde e outro lilás no equipamento de mistura. Ao lado do equipamento, posicione o disco azul.

2. Procure ajustar a proporção das cores verde e lilás que produza uma cor azul. Você irá verificar que esta mistura dá origem a um azul menos saturado em comparação ao disco azul original. No entanto, procure deixar a cor o mais próxima possível do disco azul.

3. Ao final, complete a equação abaixo:

x % de verde + (100-x) % de lilás = azul.

Terceira etapa: Equivalentes

1. As equações anteriores podem ser usadas para prever outras misturas. A primeira equação expressa a proporção de amarelo e azul para resultar o cinza; a segunda equação expressa a proporção de verde e lilás que dá origem ao azul. Podemos agora escrever uma equação que prediz a proporção de amarelo, lilás e verde que resultará na cor cinza. A mistura de verde e lilás será tratada como a cor azul.

2. Após prever esta terceira equação, teste a predição no misturador de cores.

RESULTADOS

        A tabela 1 mostra o percentual de amarelo e azul que foi misturado para se chegar a cor cinza.

Tabela 1. Percentual de mistura das cores amarelo e azul.        

Cores        

Porcentagem de cor

Resultado

Amarelo

25%

Azul

75%

Cor cinza

A tabela 2 mostra o percentual de verde e lilás que foi misturado para se chegar a cor azul.

Tabela 2. Percentual de mistura das cores verde e lilás.

Participantes

Porcentagem de cor

Resultado

Verde

35%

Lilás

65%

Cor azul

Verde

40%

Lilás

60%

Cor azul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com