TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Software Sniffy

Por:   •  7/11/2019  •  Dissertação  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

     O trabalho fundamenta-se na descrição da análise experimental do condicionamento operante realizado com o software Sniffy (rato virtual). Obteve-   se a observação de cada etapa do condicionamento até a extinção do mesmo, visando a captação dos efeitos comportamentais de acordo com as variáveis apresentadas.

     O condicionamento operante foi introduzido ao behaviorismo por B. F. Skinner, que estudou o comportamento com base nas influências que o mesmo causava ambiente. Em seu experimento Caixa de Skinner ele condiciona o rato a pressionar uma barra para beber água e reforça esse comportamento dispondo sempre a água para o rato. Essa aprendizagem de um novo comportamento é denominada modelagem, uma das etapas que foi trabalhada com o software Sniffy.

     A contribuição de Skinner propôs um salto significativo para ciência do comportamento, dado que o estudo abrange um leque de atividades humanas e que a maioria causa certa influência no ambiente, e que essa consequência, segundo Skinner, define a probabilidade de o comportamento ocorrer ou não novamente.

   

INTRODUÇÃO

     O condicionamento operante é um método de aprendizado estudado pelo behaviorismo que ocorre através de recompensas e punições. Esse conceito foi acrescentado à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Enquanto o condicionamento clássico centrou nas aprendizagens associativas, o condicionamento operante desenvolvido por B. F. Skinner buscou conceitualizar que as consequências de ações das pessoas influenciavam seu comportamento.

    O comportamento operante abrange uma gama de atividades humanas, porque a maioria dos comportamentos produz consequências no ambiente. Segundo Moreira e Medeiros (2007), essas consequências determinarão, em algum grau, se os comportamentos que as produziram ocorrerão ou não outra vez, ou se ocorrerão com maior ou menor frequência.

    As relações estabelecidas entre o comportamento e o ambiente estão ordenadas numa relação de três termos chamada tríplice contingência, que é a relação entre os estímulos antecedentes, o comportamento e os estímulos consequentes (S – R – C). Os estímulos antecedentes estão presentes no momento de emissão de um comportamento, referem-se às ocasiões, ao contexto. E os estímulos consequentes ocorrem imediatamente após o comportamento e são responsáveis pela probabilidade futura da emissão dessas respostas.

    A consequência que determina a probabilidade de ocorrência é denominada de reforço.  O ato de fazer birra de uma criança é um exemplo clássico: cada vez que os pais atendem o desejo da criança eles estão reforçando o seu comportamento, a consequência da birra determinará a probabilidade da criança de se comportar novamente assim. Portanto, o reforçamento é determinante para manter um comportamento/hábito.

    Existem dois tipos de reforçamento: o positivo e o negativo. Reforço positivo são resultados que são apresentados logo após o comportamento, nesta situação o comportamento é reforçado pela adição de algo, como uma recompensa direta. Já o reforçamento negativo envolve a remoção de eventos ou resultados desfavoráveis, a resposta é reforçada pela remoção de algo considerado desagradável. Em ambos dos casos, o comportamento aumenta.

    A suspensão desses reforços é chamada de extinção operante. Desse modo, quando o reforço é encerrado, a probabilidade do comportamento diminui e aos poucos retorna ao nível operante (antes do comportamento ter sido reforçado). Por isso, pode-se concluir que os efeitos do reforço são temporários. A resistência à extinção pode ser influenciada pelo número de vezes que houve o reforço (quanto mais reforçado, mais resistente) pelo custo da resposta (quanto mais esforço necessário para emitir um comportamento, menor a resistência) e pelo esquema de reforçamento, que se não é contínuo (as vezes sim, as vezes não) tornará bem mais resistente do que um comportamento reforçado continuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com