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Relação De Poder Do Grupo Bope, Falar Sobre Os Conflitos E As ações Do Grupo

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Por:   •  17/9/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O Movimento de Reconceituação conhecido também como Reconceitualização do Serviço Social surge lentamente em toda a América Latina em 1930 até a segunda metade de 1960, nos países com desigualdades sociais. . Foi a partir dos anos 1960 que o conservadorismo e o tradicionalismo do Serviço Social passaram a ser questionados considerando a ocorrência das mudanças políticas econômicas e culturais.

O Serviço Social foi uma das profissões mais impactadas pelos fatos históricos a partir da ditadura, pois sua ação sempre foi colocada sob a tensão da relação capital versus trabalho. De um lado os dominantes, Estado e Instituições, querendo mais poder e lucro e de outro os trabalhadores, lutando contra a exploração a alienação e a mais valia deste antagonismo surgiu a questão social, resultantes das lutas no combate as desigualdades e exploração social. A primeira expressão do processo de renovação do serviço social no Brasil foram os eventos de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970) esses dois documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o serviço social as tendências política ditadora e dominantes.

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Com base no artigo lido, podemos observar que o Serviço Social tem suas origens vinculadas a Igreja Católica devida, o desdobramento da ação social e ação católica da igreja e também pelo fato de que as primeiras escolas de Serviço Social foram fundadas por grupos cristãos, onde as maiorias dos alunos eram de classe media que buscava o preparo para o serviço remunerado e também sua gratificação pessoal. Contudo se deu várias tentativas de reconceituação do Serviço Social no Brasil, onde os primeiros passos foram movidos pelo impacto de teorias e tentativas de pratica desenvolvimentista, ou seja, reconhecia que sua teoria era um tanto quanto frágil quanto a dinâmica social então havia a necessidade de ser renovar, deixar de ser somente instrumento para ser agente de mudança. Neste processo de mudança onde se critica o Serviço Social tradicional constitui sua primeira expressão ela se fortalece nos eventos de Araxá e Teresópolis onde se oferece uma metodologia voltada para pratica profissional indo contra o Serviço Social tradicional que tem sua caracteriza a caridade. Oito anos depois se realizou o encontro de Sumaré-SP onde ficou o desafio de discutir um enfoque que englobe uma dupla perspectiva a da ciência e a dos modos de produção

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