TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do livro: a revolução o bichos

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Cidade verde

Resenha Critica do livro: a revolução o bichos

Projeto interdisciplinar

Aluna: Larissa Simeão

     No primeiro capitulo o velho major, o porco mais experiente da granja reúne todos os animais no celeiro, e faz um discurso questionando sobre as desigualdades que ali aconteciam , deixando bem claro que os homens eram seus inimigos, fazendo assim com que os animais se questionassem sobre aquela situação. Influenciados pelo velho major que morre no dia seguinte ao seu pronunciamento, os animais lideram uma revolução para expulsar o Sr . Jones, o até então dono da granja dos solares. Com a expulsão de Jones a granja passa a se chamar granja os bichos.

       Com ideia de que os homens eram seus verdadeiros inimigos, os bichos se organizam entre eles e começam a trabalha para si próprios. Napoleão e Bola de Neve os porcos mais espertos da granja acabam por se tornarem líderes, pois sabiam ler, assim se sobressaiam em respeito aos outros animais.

      Com esse cenário parecia estar em perfeita harmonia, os bicho tralhando para si mesmos, dando conta de todo os serviços, mesmo que eles estivessem trabalhando mais estavam felizes, pois não estavam trabalhando para humano algum. Por alguns meses ocorria tudo bem na granja dos bichos.

       Entretanto não demora em aparecer alguns problemas. Napoleão com sua ambição expulsa Bola de Neve, dizendo que ele estava conspirando contra os animais. Os bichos trabalhavam arduamente cada vez mais, e se quer eram recompensados por isso.  Napoleão distorce totalmente os ideais que haviam sido estabelecidas no inicio da revolução, submetendo-as aos seus interesses pessoais. Além disso, ele elege um porco de sua confiança, Garganta, para controlar e manipular os animais. Os animais já nem lembravam mais os princípios iniciais da revolução, com tanta mudança.

    Nessa altura Napoleão e os outros porcos já estavam morando na casa       antiga de Jones, fazendo tudo exatamente como os humanos faziam.

    Esse livro foi escrito no ano de 1945, porém retrata algumas coisas que acontecem nos dias atuais. Mostrando assim a Ambição ao poder, a prepotência, arrogância que o ser humano pode chegar, passando até mesmo por cima de seus semelhantes, para alcançar seus objetivos.

     É aparente aquela velha história da ignorância das massas, que fortalecem os gananciosos onde um grupo muito seleto de pessoa, acaba tomando o poder e oprimindo-as. Porem segundo a ética o seres humanos não podem ser tratados como objetos ou coisas isso serio um violência.

              “Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de seres humanos ou de sujeitos racionais e agentes livres, proibindo moralmente a violência, isto é, tudo o que nos transforme em coisa usada e manipulada por outros.” (CHAUÍ, 2003, P.308)

         É bem claro que no livro, o autor quer nos mostrar que os animais mais espertos, ou seja, os que têm mais conhecimento querem dominar e manipular os outros animais, tirando assim a liberdade dos mesmos, usando-os para seus benefícios próprios. Eles acabam se deixando levar pela ilusão de que tralhando para eles mesmos seria bem melhor. E acabam se tornando passivos diante de tantas injustiças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com