TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini and MARTURANO, Edna Maria. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2002, vol.7, n.2, pp.227-235.

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP - Campus Ribeirão Preto), sob orientação da segunda autora e mestre em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), é Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Bauru). Edna Maria Marturano, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, é Professora Titular do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP - Campus Ribeirão Preto).

O Artigo analisa as relações entre as práticas educativas dos pais e problemas no comportamento dos filhos, na concepção das habilidades sociais. A forma que os pais educam, influencia o comportamento dos filhos. Contudo, com freqüência, a sociedade se depara com famílias que estimulam comportamentos inadequados, que podem ser explicados por vários fatores como: falta de supervisão, de comunicação e de disciplina. Para promover comportamentos adequados, os pais precisam dominar habilidades sociais educativas, que assemelha-se a interação, ensinando-o a expressar seus sentimentos e opiniões, estabelecendo limites, evitando a repressão. Para as autoras, é importante estimular comportamentos adequados, pois este é um meio para se prevenir e acabar com dificuldades escolares e de socialização na infância e juventude.

De modo geral as autoras se apóiam em diferentes estudiosos para transmitir suas conclusões, mas especificamente em B. F. Skinner. O artigo é de suma importância, pois fala sobre como o ambiente em que a criança vive é um mecanismo que moldará o seu comportamento. E que o uso da punição como técnica educativa é questionável, pois a longo prazo pode produzir sentimentos de medo frente à situação similar à que foi punida, fazendo com que a criança faça de tudo para fugir da punição, suprimindo temporariamente o comportamento punido. As autoras se utilizam de embasamentos teóricos que estão diretamente ligados a Skinner, que foi o mais famoso representante do Behaviorismo. Skinner era contrário a punição, pois para ele, as punições geram consequências emocionais no indivíduo. Ele pregava a eficiência do reforçamento positivo. Para ele todo comportamento é determinado pelo ambiente.

É importante salientar que as autoras foram bem felizes na abordagem do tema, elas conseguem trabalhá-lo de forma límpida e objetiva. Relacionando o que Skinner propõe, do ponto de vista de diferentes estudiosos, isso é extremamente importante para a construção do texto.

Bibliografia

SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder/Edusp, 1972.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com