TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: Terras tradicionalmente ocupadas - Processos de territorialização, movimentos sociais e uso comum

Por:   •  26/1/2018  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  1.600 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha nº 3

Aluna: Mayara Rayssa da Silva Rolim

Professora: Rosa Elizabeth Acevedo Marin

Curso: Especialização FIPAM 2017

Texto: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terra de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livre”, “castanhais do povo”, “faxinais e fundos de pasto: Terras tradicionalmente ocupadas. 2º Ed. Manaus, PGSCA – UFAM, 2008. (p. 118 -131).

        O texto de Alfredo Almeida busca analisar os diferentes processos de territorialização em curso como dos babaçuais, castanhais, faxinais e fundos de pasto, mostrando essas áreas como uma expressão identitária traduzida por extensões territoriais de pertencimento. Dessa forma, buscando entender como os territórios de pertencimento conseguiram ser construídos politicamente através de suas lutas em determinado local e tempo histórico.

        Para entender esses processos o autor aborda alguns conceitos como o significado de “tradicional” que se mostra explicado especialmente por fatores históricos ou pelo quadro natural, rompendo com a ideia equivocada de fixidez em um determinado território. De modo que a construção política de uma identidade coletiva possa assegurar o acesso a recursos básicos.

        Outro ponto interessante citado pelo autor é sobre a apropriação das terras. Destacando que essas áreas começam a serem incorporadas segundo uma ideia de rede de relações sociais cada vez mais fortalecidas pelas autodefinições. A ideia do autor é exatamente mostrar a importância da organização política e das autodefinições para a luta dessas comunidades.

        Posteriormente, se faz uma reflexão sobre o aumento, registrado pelo IBGE, em relação a população indígena e negra no país que só pode/deve ser justificado por uma mudança na maneira de autoidentificação do recenseado. E isso significa, em linhas gerais, que as pessoas estão se autodenominando de encontro a identidades de afirmação étnica construindo consequentemente territorialidades específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com