TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Artigo: O Perfil Do Profissional De Controladoria Sob A ótica Do Mercado De Trabalho Brasileiro. Autores: Ieda Margarete Oro, Et All

Artigo: Resenha Sobre O Artigo: O Perfil Do Profissional De Controladoria Sob A ótica Do Mercado De Trabalho Brasileiro. Autores: Ieda Margarete Oro, Et All. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha Bibliográfica

ORO, Ieda Margarete et al. O perfil do profissional de Controladoria sob a ótica do mercado de trabalho brasileiro. In: 7ª CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2007, São Paulo Anais... São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos72007/320.pdf> Acesso em: 10 de junho de 2013.

O perfil do profissional de Controladoria sob a ótica do mercado de trabalho brasileiro

Autores

•Ieda Margarete Oro

FURB/ Universidade do Oeste de Santa Catarina

•Antonio Maria da Silva Carpes

Universidade do Oeste de Santa Catarina

•Jadir Roberto Dittadi

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

•Alessandro Dias Benoit

Universidade do Oeste de Santa Catarina

O artigo “O perfil do profissional de Controladoria sob a ótica do mercado de trabalho brasileiro” de autoria de Ieda Margarete Oro e demais autores, publicado no 7ª Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade no ano de 2007, São Paulo, pesquisou o perfil de competências solicitado pelo mercado nacional para o profissional de Controladoria nos níveis operacional, gerencial e estratégico. Empenhada em conhecer o perfil desses profissionais a pesquisa utilizou dados de sites especializados em recrutamento e seleção, sendo esses dados 373 anúncios de oferta de trabalho de três sites especializados de recrutamento e seleção de recursos humanos.

Dentro de uma organização a informação é instrumento indispensável para auxiliar os gestores na tomada de decisão. A qualidade dessa informação influencia diretamente no sucesso ou fracasso de uma organização. A área responsável em proporcionar um sistema de informação adequado para a gestão da empresa é a Controladoria. É por meio dela que dados e informações serão cuidadosamente trabalhadas com um intuito de gerar informações confiáveis que servirão de base para a tomada de decisão. Diante da importância que a controladoria tem para uma organização, o estudo realizado por ORO, Ieda Margarete et al. teve o intuito de averiguar o perfil requerido pelo mercado nacional para o profissional de Controladoria nos níveis operacional, gerencial e estratégico.

A pesquisa desenvolvida por ORO, Ieda Margarete et al. teve caráter descritivo, para sua execução realizou-se um levantamento ou survey. Os perfis dos profissionais da área de controladoria constituíram a população do estudo. A amostra definida para este estudo são 373 anúncios de oferta de trabalho de três sites especializados de recrutamento e seleção de recursos humanos, sendo estes: Catho, Manager e Michel Page. A amostra constituiu-se de todos os anúncios publicados nestes sites. Tais anúncios foram divididos pelos níveis dos profissionais de controladoria, em nível operacional foram identificados 241 anúncios, em nível gerencial 22 e em nível estratégico 110 anúncios. O período de coleta dos dados foram os meses de agosto e setembro de 2006.

Os autores, ao realizarem a pesquisa, buscaram inicialmente a caracterização dos anúncios, logo após investigaram quais conhecimentos se exigem dos profissionais de controladoria, e em seguida pesquisaram outras competências que são requeridas para esses profissionais. No item “caracterização dos anúncios” os autores caracterizaram os sites pesquisados. Em “áreas de conhecimento”, identificaram o que se solicita dos profissionais da área de controladoria sobre conhecimentos ligados à contabilidade societária e financeira, da área gerencial, sobre assuntos internacionais, tecnologia da informação e conhecimentos vinculados às áreas de administração, economia e finanças. No item “outras competências do profissional da controladoria” os autores investigaram que outras competências são exigidas desses profissionais, neste tópico averiguaram o domínio de línguas estrangeiras, formação acadêmica e tempo requerido pelo mercado no que tange à experiência profissional.

Ao final da pesquisa tais estudiosos constataram que o mercado de atuação do profissional de Controladoria concentra-se nas regiões Sul e Sudeste do país, principalmente na região Sudeste. Quando a procura de tais profissionais por parte das empresas, os autores observaram que as empresas de pequeno porte procuram profissionais para atuarem no nível operacional. Em contrapartida a atuação em nível estratégico está reunida em empresas de grande porte.

Quanto às competências exigidas para atuar no setor de Controladoria, o artigo revelou que, com base nos níveis pesquisados, o mercado tem necessidade dos seguintes conhecimentos por parte de tais profissionais: Em nível operacional, revelou a necessidade dos seguintes conhecimentos: Contabilidade Societária, Análise Empresarial, US GAAP, Pacote Microsoft Office, Matemática Financeira e Contabilidade. Em nível gerencial, normalmente exigisse os seguintes conhecimentos: Contabilidade Societária, Planejamento Empresarial, US GAAP, Pacote Microsoft Office, Matemática Financeira e Economia. Já em relação ao nível estratégico, a maioria dos anúncios recomendou os seguintes conhecimentos: Contabilidade Societária, Planejamento Empresarial, US GAAP, Sistemas ERP J.D.Edwards, Matemática Financeira e Contabilidade.

Além dos conhecimentos exigidos, de acordo com cada nível de atuação do profissional de controladoria, os autores expuseram que o mercado exige outras competências dos profissionais para atuar no setor de Controladoria, tais como: a necessidade de dominar o idioma inglês em todos os níveis. Em relação à formação básica (graduação) ressalta-se a formação em Bacharel em Ciências Contábeis frente às outras formações. O tempo de experiência profissional nos anúncios é de 1 a 2 anos para o nível operacional e de 5 a 6 anos nos demais níveis.

Os autores concluíram que os resultados deste estudo são de grande importância para a área de Controladoria. Concluíram também que as exigências descritas nos referenciais teóricos pesquisados por eles coincidem com as exigidas nos anúncios de oferta de trabalho na área de Controladoria.

O artigo abordou um assunto relevante para os profissionais atuantes no setor de controladoria e para os que desejam ingressar nessa área. Com a nova formulação da contabilidade, sendo que esta deve ser voltada para a geração de informações que serão uteis para seus usuários no momento da tomada de decisão, necessita-se de profissionais competentes e com um perfil adequado capazes de exercerem essa função de geração de informações úteis e confiáveis que auxiliarão os usuários em suas tomadas de decisões. Tais usuários podem ser internos como os gestores da organização ou externos como credores e investidores, e outros. Informações contábeis eficientes e eficazes são fundamentais para o sucesso de uma organização, desse modo percebe-se a importância da realização de estudos que verifiquem os perfis dos profissionais atuantes na área de controladoria, uma vez que estes são responsáveis pelo sistema de informação de uma organização.

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »