TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade mostrar o perfil do profissional contábil exigido pelo mercado de trabalho atual, analisando sua necessidade e importância, bem como as características desse profissional, que são o diferencial na empregabilidade, evidenciando ser indispensável a constante busca de renovação e novos conhecimentos, visto que, na atualidade o profissional contábil também é um empreendedor, entendendo de forma paralela, o objetivo da contabilidade e do empreendedorismo, visando lucratividade, inovação da técnica, independência, liderança, capacidade de assumir riscos, motivação e comunicação.

A contabilidade surgiu pela necessidade das pessoas possuírem um instrumento que proporcionasse conhecer, controlar e mensurar resultados. Ligado à contabilidade existe a figura do seu profissional, o contador.

O contador, responsável em lidar cotidianamente com um bem considerado de extrema importância, a informação, uma vez que, decisões tomadas pelas empresas, baseiam-se em banco de dados gerados pela contabilidade.

Na era da informação digital, o mercado de trabalho está em constante mudança, e é necessário que o contador esteja inserido nessa mudança, não havendo mais mercado para o profissional com o perfil tradicional, e sim profissional com habilidades empreendedoras.

O contador não pode ficar limitado ao desempenho da função, deve sim, estar sempre preparado para participação na tomada de decisão, visando identificar e corrigir as dificuldades e adversidades que surgem ao longo do caminho, através de ações empreendedoras baseadas nas informações geradas pela contabilidade.

Nesse contexto, o contador precisa ter certos requisitos como, não se sentir inseguro; saber tomar decisões corretas na hora certa; explorar ao máximo as oportunidades; programar suas ações com total comprometimento; estar sempre à frente de mudanças; construir uma boa rede de contatos; ter visão de como será o futuro para os negócios e para sua vida; bem como mostrar se as decisões tomadas foram adequadas ou não, precisa estar preparado para atender às necessidades atuais de uma economia globalizada.

CONCLUSÃO

A função do contador dentro de uma empresa é a de uma analista contábil, que interpreta, orienta e dá suporte ao processo de tomada de decisões.

Hoje o contador tem um novo perfil: profissional voltado para formação humanística, com visão macro e compreendedor do meio social, politico e cultural ao qual faz parte.

O contador moderno não pensa só em efetuar as escriturações contábeis, mas também em aplicar seu conhecimento para realmente dar amplo suporte às empresas, sempre baseado na teoria contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com