TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumir os mecanismos de proteção

Resenha: Resumir os mecanismos de proteção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Faça uma síntese sobre os Mecanismos de Defesa.

Ás vezes um acontecimento pode ser algo muito constrangedor, doloroso e desorganizador. Por isso, para lidar com esse problema, a pessoa “altera”, ou suprime a realidade.

São vários tipos de mecanismos que a pessoa pode usar para alterar esta realidade, chamados de mecanismos de defesa. Que são processos usados pelo própria pessoa e são inconscientes, ou seja, ocorrem mesmo que o indivíduo não queira.

Para Freud, esses mecanismos são uma forma que a pessoa apaga da memória alguns conteúdos indesejáveis.

Estes mecanismos são: Recalque: A pessoa “não vê”, “não ouve” o que acontece. Acontece uma supressão em uma parte da realidade. Esta parte que não é percebida pelo indivíduo faz parte de um todo e, ao ser “apagado” altera todo o sentido do acontecimento. Este é o mais radical dos mecanismos de defesa.

Formação Reativa: A pessoa tenta afastar um desejo, e para isso ela começa a ter uma atitude contrária a essa vontade.

Regressão: A pessoa volta para etapas anteriores de seu desenvolvimento; é uma passagem para modos de expressão mais primitivos.

Projeção: São várias distorções do mundo externo e interno. A pessoa projeta algo dela no mundo externo e não vê que aquilo foi projetado como algo seu que considera indesejável.

Racionalização: A pessoa cria argumentos intelectualmente convincentes e aceitáveis, que explica os estados alterados da consciência. Ou seja, uma defesa que justifica as outras.

Além destes mecanismos de defesa pessoal, existem outros: denegação, identificação, isolamento, anulação retroativa, inversão e retorno sobre si mesmo. O uso destes mecanismos não é patológico, porém distorce a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com