TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Origem Das Especies

Trabalho Universitário: Resumo A Origem Das Especies. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 5

No início do século XVII os intelectuais da época foram se convencendo que apenas a ciência poderia explicar fatos que a igreja tinha como verdade, mas que aos olhos dos cientistas eram apenas mitos, o século XVIII ficou conhecido como o Iluminismo onde deu a ciência status de religião e viu cientistas como heróis.

Uma das características do iluminismo era o questionamento da verdade literária da bíblia de onde teria vindo as plantas e os animais? Esses questionamentos do iluminismo criavam muita discórdia e medo na comunidade Britânica da época, onde grandes intelectuais eram líderes das igrejas. Muitos argumentos foram criados para tentar provar o poder das divindades no caso Deus era o criador de tudo, o reverendo Willian Paley foi o primeiro a tentar explicar que Deus era o criador supremo, sustentou que a própria existência de precisão e complexidade da natureza exigia um ser supremo para sua criação e gerenciamento, Paley traçou uma analogia dentre a complexidade de um relógio onde “ Toda a execução exige um criador” então ficou mais fácil para todos presumir que Deus como criador maior criou as espécies e com sua infinita sabedoria colocou cada espécie no seu devido lugar no mundo.

Apesar da força da teologia várias ideias evolucionarias surgiram no século XVIII e XIX dois exemplos pré-Darwinianos são dignos de menção. Charles não foi o primeiro de sua família a propor a solução das espécies foi seu avô o médico Erasmo Darwin que ignorou a história bíblia, ele acreditava que todo o organismo vivo provinha de um filamento orgânico em 1794 Erasmo lançou o livro Zoo-nomia baseado nos conhecimentos médicos da época e suas especulações da evolução da vida.Com tudo a teoria mais conhecida não foi do avô de Charles mas sim do naturalista francês Jean Baptiste de Lamarck , Lamarck acreditar que as espécies estariam evoluindo linearmente com relação a sua complexidade , ideia essa chamada de “ Cadeia da vida “Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele. Nesse processo de adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espécies.

Charles Darwin a Teoria da Evolução

Charles Robert Darwin veio de uma família cujo o interesse pela ciência já vinha de longa data um de seus avós Erasmo Darwin foi um grande medico e foi um dos primeiros a ir contra a ideia que tudo era criado por um ser supremo ele era totalmente contrário ao que se pensava na época. Pois se achava que a vida tinha sido criada tal qual existia, sem ocorrer evolução alguma, era o Criacionismo, Charles na sua infância era uma criança normal que gostava de caçar e colecionar besouros isso deixava seu pai muito irritado pois queria que o filho seguisse seus passos , Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh.Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra , o que veio a mudar sua vida completamente.

O botânico John Stevens Henslow, um de seus professores, conseguiu uma indicação para Charles Darwin como naturalista para fazer parte da excursão do HMS Beagle, um navio que o governo britânico estava preparando para uma viagem científica ao redor do mundo. A famosa excursão que durou de 1831 a 1836, explorou as águas da América do Sul, seguindo para o Taiti e Nova Zelândia, e retornou à Inglaterra, passando pela ilha Ascensão e pelos Açores. A viagem rendeu a Charles Darwin a oportunidade ímpar de observar uma variedade de vida animal e vegetal e de coletar diversas espécies, além de enorme quantidade de dados. A viagem também parece ter mudado sua personalidade. Não mais um diletante e amante do prazer, Charles Darwin retornou à Inglaterra como um cientista dedicado e com uma única paixão: desenvolver a teoria da evolução. Darwin demorou mais de 20 anos para concluir as pesquisas e só publicou o livro "A Origem das Espécies", em 1859, por se sentir ameaçado por Alfred Wallace. “Wallace era um naturalista que também observou a variabilidade na natureza e percebeu que organismos tinham que de alguma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com