TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Obesidade Na Adolescência

Ensaios: Resumo Obesidade Na Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo “Determinantes psicobiológicos do comportamento alimentar: uma ênfase em fatores ambientais que contribuem para a obesidade”

O comportamento alimentar pode ser entendido como uma junção de fatores psicológicos, genéticos e ambientais que se acumulam no decorrer da vida de uma pessoa, determinando assim a escolha do alimento e a quantidade ingerida. Para compreender as causas deste comportamento devemos observar que a cultura humana exerce forte influência nos determinantes psicobiológicos de conduta alimentar, já que neste se refletem as interações do estado fisiológico, psicológico e condições ambientais.

Fatores socioculturais como a influência de propagandas na determinação de dietas, renda familiar, regionalidade, aprendizagem, motivação e emoção são aspectos importantes para se analisar o comportamento alimentar de uma pessoa. Pesquisas recentes mostram que a influência dos alimentos ingeridos durante os períodos de gestação e lactação pela mãe, influenciam a dieta que seu filho terá durante a vida, o comportamento tende a se repetir fazendo com que os filhos busquem consumir os mesmo alimentos que os adultos de seu grupo social consomem.

No texto são discutidos os determinantes ambientais do comportamento alimentar que podem predispor à obesidade na adolescência, onde o ser já é mais capaz de tomar suas próprias decisões, inclusive na escolha de sua alimentação. Por ser um período de transição onde ocorrem diversas transformações físicas, psicológicas e sociais, o jovem pode acabar por alterar também seu comportamento alimentar devido as novas interações desenvolvidas, adquirindo novos costumes e valores. A ingestão de refrigerantes, salgadinhos e fast-food em excesso leva a um desequilíbrio na dieta, ocasionando em diversos casos uma obesidade referente a descontrole alimentar devido a causas emocionais. A diminuição da ingestão de frutas e vegetais e até mesmo a opção por não fazer uma das refeições diárias afetam o metabolismo, levando a uma disfunção do organismo que pode adoecer, causando aumento de pressão, diabetes e até câncer.

“O adolescente obeso enfrenta problemas relacionados ao aspecto emocional. Sente-se discriminado pelos colegas e pode desenvolver complicações físicas como dificuldade de movimentação, problemas ortopédicos e de postura. O grande problema é que estes efeitos somente aparecem a longo prazo na saúde destes adolescentes, que muitas vezes estão mais preocupados com os efeitos imediatos dos alimentos que consomem (Bull, 1992).”

A mídia tem forte influência nesta fase da vida do jovem, pois ao mesmo tempo em que é bombardeado com propagandas que exibem o corpo perfeito, atividades físicas e dietas equilibradas, também é levado a assistir a promoção de produtos alimentares não tão saudáveis, influenciando assim seus hábitos alimentares e propiciando um conflito emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com