TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo -Relações De Trabalho E Políticas De Gestão: Uma História Das Questões Atuais. Revista De Administração De Empresas.

Trabalho Universitário: Resumo -Relações De Trabalho E Políticas De Gestão: Uma História Das Questões Atuais. Revista De Administração De Empresas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

FLEURY, M. T.; FISCHER, R. M. Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais. Revista de Administração de Empresas, v. 27, n. 4, p. 5-15, out./dez. 1992.

Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Pessoas, solicitado pela professora Mayara Almeida, no curso de Especialização em Gestão Estratégica e Negócios da Universidade do Estado da Bahia – Campus V.

Alan Carlos Santana, Ana Celia Lima, Jacira Cerqueira, Leticia Sampaio, Tamires Almeida, Zenilda Andrade.

Transformações significativas nos contextos políticos, econômicos e culturais, nas ultimas décadas provocaram grandes avanços no cenário organizacional das empresas, nos processos e nas relações de trabalho. O artigo propõe fazer uma breve reflexão sobre a importância da gestão de competência organizacional, com enfoque especial nos processos de gestão de pessoas das organizações, contribuindo para enfrentar esse desafio. Abordaremos o papel da competência nos processos de gestão participativa, a importância de valorização nos processos de gestão das dimensões humanas e culturais, os conceitos de competência organizacional integrada e sua importância para organizações contemporâneas. O tema retrata o quanto é importante a estratégica a competência organizacional para uma implementação exitosa, bem como destaca as dificuldades enfrentadas nas atividades relacionadas: Processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, em função das limitações de recursos, conhecimentos e estrutura, trazendo compreensão dos elementos constitutivos da gestão de competência e sua importância para contribuir para sustentabilidade e crescimento destas organizações. A organização da sociedade contemporânea tem passando por uma serie de transformações em todas as áreas, geradas por aumento da competição, mudanças tecnológicas e de mercado, processos de aquisições e fusões e crescimento. O impacto dessa reestruturação toma-se através de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente de trabalho, com os novos modelos de gestão e os novos avanços tecnológicos. É neste processo que se pode perceber o destaque nas pessoas como fator vital para a sustentação nas organizações, alinhando a estratégia de negocio ao desenvolvimento das pessoas e da organização, fortalecendo seu posicionamento e competitividade no mercado em que atua. No entanto, é a partir dessa argumentação que se pode considerar a gestão de competências como ferramenta de diferencial de mercado para proporcionar alternativas na busca de soluções e alcance da excelência organizacional.

A partir das aberturas econômicas ocorridas no país dos anos 90, com base nos novos modelos de competitividade nacionais e internacionais têm sido demandados das empresas mudanças tecnológicos no processo de produção e na gestão de pessoas, alterando fortemente a estrutura da indústria do cimento, provando aumento na aceleração de concorrência.

Conclui-se que a estratégia de abertura desses grupos causou o surgimento de grupos maiores e mais competitivos o que provocou mudanças no comportamento da empresa, levando ao aumento do seu potencial de mercado, crescimento da economia, investimento na reengenharia, automação de processos e gestão da qualidade.

Foi adotado como método de pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com