TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Capitulo do Livro Psicologias, de Ana Book et al.

Por:   •  13/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios do capitulo 2:

  1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

Resposta:  Entender a história em sua totalidade já é algo importante, pois toda produção humana tem por trás de si tem uma construção de conhecimentos, que  implica diretamente no nosso presente. A Psicologia, assim como outras áreas cientificas obtém um conhecimento cumulativo, e dessa forma é de extrema importância conhecer seus conceitos e teorias, para assim dar continuidade.

  1. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Resposta:  A Grécia Antiga era uma potência, extremamente desenvolvida economicamente com suas riquezas e territórios, resultando em um crescimento, e este crescimento exigia soluções práticas, isso explica os avanços na Física, na Geometria, e na teoria política. Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a Filosofia e a arte.

  1. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia

apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Resposta: Sócrates foi fundamental para em determinar um limite entre o homem e o animal, definindo que a principal característica humana era a razão, abrindo caminho para futuros estudos em volta da consciência. Platão definiu a cabeça como o “lugar” onde se encontra a alma do homem, e a medula seria a ligação entre a alma e o corpo. E por fim, Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que os todos os seres humanos possuem alma. Sendo que os  vegetais tem alma vegetativa, os animais sensitiva e os seres humanos possuem essas duas almas e a alma racional, estudando também as diferenças de razão, percepção e sensação.

  1. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Resposta:  Santo Agostinho inspirado em Platão também fazia cisão entre corpo e alma, defendia que a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. Sendo a alma a sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreensão. São Tomás de Aquino foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência. Como o filósofo grego, considera que o homem, na sua essência, busca a perfeição através de sua existência. Porém, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles, encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da igreja, garantindo a ela o estudo do psiquismo.

  1. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

Resposta:  Na idade média. Durante essa época o corpo era considerado sagrado pela igreja, por ser considerado a sede da alma. Logo, surge René Descartes que retoma o estudo do Dualismo, que era problematizado desde Platão, defendendo  que o homem possui uma substância material e uma pensante, e que o corpo desprovido de espirito era apenas uma maquina, sendo esse pensamento essencial no avanço do estudo da  anatomia e fisiologia, consequentemente também na Psicologia.

  1. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

Resposta:  Em meados do século 19, quando o conhecimento cientifico passou a ser o fruto da razão, a Fisiologia e a Neurofisiologia passaram a investigar a Psicologia. Esse acontecimento foi essencial na formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema, provando que a Psicologia não seria mais apenas um estudo filosófico, mas também cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com