TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico do livro: Psicologias- Ana Bock

Por:   •  25/3/2016  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  3.715 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Marluane Albuquerque Gomes

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Período: 1º

Resumo Descritivo

O livro Psicologias da autora Ana Mercês Bahia Bock, no primeiro capítulo, relata o que seria exatamente a psicologia no entendimento do senso comum. O capítulo continua a explorar o senso comum, que é bem retratado em boa parte do capítulo e a psicologia cientifica por falar de subjetividade como objeto de estudo da psicologia, buscando a compreensão total da vida humana. Ainda no primeiro capítulo, é relatado sobre o misticismo, que por sinal, não é prática da psicologia.

Resumo Informativo

O senso comum é uma ciência baseada nos fatos cotidianos que se acumulam, e se formam partir da intuição, da espontaneidade, das tentativas e dos erros.
Esse conhecimento denominado senso comum é necessário para a resolução das situações mais simples as mais complexas no nosso dia a dia, como por exemplo, atravessar a rua calculando a distância do automóvel até onde estamos. O senso comum apesar de ser algo superficial é integrado à vida humana como uma visão de mundo.

A ciência é altamente objetiva, para tal verificação são necessários o objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas cientificas, nesse campo encaixa-se a psicologia cientifica.  A psicologia cientifica tem como seu objeto de estudo o homem com suas expressões visíveis e invisíveis e é isso que torna a psicologia uma ciência distinta das outras, ela estuda o ser humano em suas peculiaridades, tornando-se subjetiva. Subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar, sonhar, amar de cada um. A subjetividade é formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. O tema da subjetividade é bastante debatido e estudado em psicologia.

Um fato muito importante é que hoje, a psicologia ainda não consegue explicar muitas coisas sobre o homem, já que ela é uma das ciências mais novas (com pouco mais de cem anos). Alguns “desconhecimentos” da psicologia têm levado os psicólogos a buscarem respostas em outros campos do saber humano, como por exemplo, a astrologia, a numerologia, a quiromancia, entre outras práticas místicas. Porém, estas não são práticas da psicologia. São outras formas de saber sobre o humano. E isso não pode ser confundido com psicologia, pois não são construídas no campo da ciência, a partir do método e princípios científicos, estão em oposição aos princípios da Psicologia. “Mente é como pará-quedas: melhor aberta.” É preciso estar aberto para o novo, atento a novos conhecimentos que, tendo sido estudados no âmbito da Ciência, podem trazer novos saberes, ou seja, novas respostas para perguntas ainda não respondidas.

Resumo Crítico

O livro Psicologias, de Ana Bock, no primeiro capítulo, relatou algumas informações bem importantes sobre a psicologia, de forma bem apropriada para estudantes iniciantes no curso de Psicologia.  Porém, deveria ter mais informações relacionadas aos conteúdos do primeiro capítulo, para assim, os estudantes obterem mais conhecimentos básicos.

Relatando também que este livro é muito interessante para quem está começando seus estudos na psicologia.

      Manaus/AM

2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com