TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção - ATPS

Exames: Sensação E Percepção - ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  6.512 Palavras (27 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 27

Sensação e Percepção

Assimilando o Mundo: Alguns Princípios Básicos

Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção fundem-se em um processo contínuo. Começamos com os receptores sensoriais e evoluímos para níveis mais elevados de processamento. Os psicólogos referem-se à analise sensorial que começa em seu ponto de entrada como processamento bottom-up (de baixo para cima) Porém , a mente também interpreta o que os sentidos detectam. Construímos percepções com base tanto nas sensações que vêm de baixo para cima até o cérebro com em nossa experiência e nossas expectativas, o que os psicólogos chamam de processamento top-down (de cima para baixo).

Os dotes sensoriais da natureza se adaptam às necessidades de quem as recebe. Habilitam cada organismo a obter informações essenciais. Considere: Uma rã, que se alimenta de insetos voadores, tem olhos dotados de células receptoras que disparam apenas em movimento. Uma rã poderia morrer de fome cercada de moscas imóveis. Mas basta um passar zumbindo e as células detector de insetos despertam instantaneamente.

Similarmente, somos equipados para detectar as características importantes de nosso ambiente. Os ouvidos são mais sensíveis a frequências sonoras que incluem as consoantes da voz humana e o choro de um bebê.

Limiares

Existimos em um mar de energia. Neste momento, você e eu estamos sendo atingidos por raios X e ondas de rádio, luzes ultravioleta e infravermelha e ondas sonoras de frequências muito altas e muito baixas. Somos cegos e surdos a tudo isso. Outros animais detectam um mundo que repousa além da experiência humana.

A sombra que incidem sobre nossos sentidos têm apenas uma pequena abertura, permitindo-nos somente uma consciência restrita desse vasto mar de energia.

Limiares Absolutos

Somos exatamente sensíveis a certos tipos de estímulos. De pé no cume de uma montanha em uma noite de céu claro e absolutamente escura, a maioria de nós seria capaz de ver a chama de uma vela em outro cume a cerca de 50 quilômetros de distância. Seríamos capazes de sentir a asa de uma abelha caindo sobre nossa bochecha. Poderíamos sentir o odor de uma gotinha de perfume em um apartamento de três cômodos.

Nossa consciência desses tênues estímulos ilustra nossos limiares absolutos – a estimulação mínima necessária para detectarmos uma luz, um som, uma pressão, um sabor ou odor específicos em 50% das vezes. Ao testar seu limiar absoluto para sons, em especialista em audição exporia cada um de seus ouvidos a níveis de som variáveis. Para cada tom, o teste definiria onde em metade das vezes não o conseguiria Para cada sentido, esse ponto de reconhecimento de 50% - 50% define seu limiar absoluto.

Limiares absolutos podem variar de acordo com a idade. A sensibilidade a sons agudos declina com o envelhecimento normal, causando aos ouvidos mais idosos a necessidade de um som mais alto para ouvirem um toque agudo de celular.

Detecção de Sinais

Detectar um estímulo fraco, ou sinal, não apenas de sua intensidade (como o tom do teste de audição), mas também de nosso estado psicológico – nossa experiência, expectativas, motivação e vigilância. A teoria de detectar sinais fracos (medidos como nossa proporção de acertos para alarmes falsos). Os teóricos da detecção de sinais buscam entender por que as pessoas reagem de forma diferente aos mesmos estímulos e porque as reações do mesmo indivíduo variam com a mudança das circunstancias Pais exaustos irão notar o mais leve gemido vindo do berço de um recém-nascido, ao passo que não irão perceber sons mais altos e desimportantes.

A detecção de sinais também pode ter consequências de vida ou morte quando se é responsável por um escâner de armas de um aeroporto, por monitorar pacientes de uma clínica de tratamento intensivo ou por detectar objetos em um radar. Estudos mostraram, por exemplo, que a capacidade de captar um sinal tênue diminui após cerca de 30 minutos Essa redução, no entanto, depende da tarefa, do horário e ate mesmo do exercício periódico dos participantes.

Estimulação Subliminar

Na esperança de penetrar em nosso inconsciente, empresários oferecem gravações que supostamente falam direto com o cérebro para nos ajudar a perder peso, parar de fumar ou aprimorar a memória. Mas captadas por suaves sons de oceano, mensagens não ouvidas ( Eu sou magro , Cigarro tem gosto ruim ou eu me saio bem em provas) irão, eles dizem, influenciar nosso comportamento. Tais elevações sugerem duas coisas:

Podemos perceber de modo inconsciente estímulos subliminares literalmente, abaixo do limiar, e sem os darmos conta, esse s estímulos tem extraordinários poderes sugestivos. Podemos? Eles têm mesmo?

Podemos perceber estímulos abaixo de nossos limiares absolutos? Em certo sentido, a resposta clara: sim. Lembre se de que um limiar absoluto nada mais é que o ponto em que detectamos um estímulo metade das vezes.

Para testar se gravações subliminares comerciais tem algum efeito além do de placebo (O efeito de crença nelas), Anthony Greenwald e seus colegas (1991-1992) atribuíram aleatoriamente a estudantes universitários a tarefa de escutar todos os dias durante cinco semanas mensagens comerciais subliminares que prometiam melhorar a autoestima e a memória. Porém os pesquisadores fizeram uma verdadeira pegadinha e trocaram metade dos rótulos. Alguns estudantes pensaram estar percebendo afirmações de autoestima quando na verdade estavam ouvindo a mensagem de aprimoramento de memória.

Outros recebem a de autoestima, mas pensaram que suas memórias estavam sendo recarregadas.

As gravações foram eficazes? Os resultados dos estudantes tanto os testes de autoestima como nos de memória, realizados antes e depois das cinco semanas, não revelaram efeito nenhum. E ainda assim, aqueles que pensavam ter ouvido uma gravação sobre memória acreditavam que suas memórias tinham melhorado. Resultado semelhante ocorreu com os que pensavam ter ouvido uma mensagem sobre autoestima. As gravações não fizeram efeito, mas os estudantes percebiam-se recebendo os benefícios que esperavam. Ao ler essa pesquisa, ouvem-se ecos dos testemunhos que pingam dos catálogos de compras por correio. Alguns clientes, ao comprarem o que supostamente não teriam ouvido (e de fato não ouviram) oferecem testemunhos como: Eu sei que suas fitas não serviram para reprogramar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com