TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum

Artigo: Senso Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

A ansiedade ou angustia, não consiste em apenas mais um tema de interesse da psiquiatria dinâmica, ou da psicanálise e da psicologia do trânsito, mas sim de um problema que afeta o homem e a humanidade como um todo. Trata-se de um problema central e básico ao redor do qual se acomodam a compreensão das grandes dificuldades do comportamento e do relacionamento humano.

Os dias atuais podem ser definidos como a Idade da Ansiedade, considerando à relação existente entre o estado psíquico e o ritmo de vida nas sociedades industriais modernas, já que se exige do homem um comportamento mais competitivo e consumista. Com base nessa afirmação podemos pensar que a simples existência do homem no mundo contemporâneo é um fator de prognóstico para o surgimento da ansiedade, podendo todos os indivíduos ser afetados por ela. A ansiedade pode ser definida como um sentimento incerto e desconfortável de medo, preocupação e nervosismo que geram uma tensão emocional e física provocando uma sensação desagradável de perigo antecipado.

Com efeito, a angustia existe no ser humano desde o seu nascimento até a morte e durante todo o processo de formação e desenvolvimento da pessoa, isto é, seus sentimentos, seu caráter, sua conduta, seus aspectos sadios ou doentes terão na angustia um dos seus determinantes mais importantes e decisivos.1

Alguns estudiosos consideram que a formação da ansiedade é devida a um fascínio das pessoas em interpretar a realidade de uma forma trágica e dolorosa, atribuindo esse sentimento a uma sensação de perigo eminente.

Possivelmente esse fato esteja ligado ao processo evolutivo do homem, onde na idade da pedra houve a necessidade do enfrentamento de perigos reais e diários, como por exemplo, o ataque de feras. Isso fazia com que as pessoas se mantivessem em alerta constante para garantir a sua sobrevivência. Essa possivelmente é uma das nossas heranças, ou seja: manter-nos preocupados permanentemente com a nossa integridade física e com a nossa sobrevivência.

A ansiedade ou angustia pode ser também uma reação episódica a uma situação de estresse momentâneo.

O homem utiliza-se dos diversos mecanismos de defesa psicológico para aliviar ou tentar livrar-se da angustia, sendo que a eleição e utilização predominante de alguns mecanismos no combate a angustia podem ajudar o profissional da saúde mental a entender as ações e reações, alem das estruturações psiconeuróticas, psicopáticas, psicóticas e psicossomáticas que se manifestam na vida do individuo como um todo e inclusive no trânsito.

A neurose é a consciência da existência de uma luta interna entre dois sentimentos ambíguos, sendo desencadeada frente à necessidade de escolha numa determinada situação de conflito. A situação problema oferece no mínimo duas opções que o individuo deseja muito, porém terá que decidir e escolher uma única alternativa abrindo mão da outra. Isso gera tensão e angústia, pois escolher uma opção significa “perder” a outra. Esse tipo de angustia pode gerar também um sentimento de insegurança.

Como exemplo dessa situação de conflito, temos a Lenda do burro: Um burro vai andando pelo deserto, chega a um oásis e para bem no meio entre a água e a comida. Aí começa um grande conflito interno:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com