TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade

Resenha: Sexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Resenha  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento e não só a partir da puberdade como a maioria das pessoas acreditam. Desde pequena a criança se toca nas genitálias, mas de um modo inocente, sem malicias, elas se tocam porque em algum momento ela sentiu algo diferente, gostoso, mas não sabe definir o que é apenas tem a sensação de que aquilo é bom. Quando uma criança se toca, não tem aquele prazer sexual, pois não há estímulos, fantasias, é apenas algo inocente. Por volta dos três anos de idade, geralmente livre das fraldas, começam a ter curiosidade pelos seus órgãos, tocá-los e percebem que dá prazer, então começam a perceber as diferenças entre meninos e meninas. Muitas dessas situações vão ocorrer e o que mais os pais e educadores devem estar atentos é às situações compulsivas e recorrentes. É preciso compreender que essa descoberta é saudável e importante para o desenvolvimento da sexualidade adulta sem traumas.

Quando uma mãe ou um adulto presenciar a criança se “masturbando” deve orientá-la a não fazer isso perto de outras pessoas, pois causa constrangimento, e que não pode fazer isso o tempo todo, pois pode causar um vício na criança, que depois pode ser difícil de conseguir controlar, causando alguns traumas na criança, porque se presenciado por alguém sem orientação pode brigar, castigar e até bater na criança, causando danos psicológicos sérios quando ela crescer. Caso a criança insista nesse tipo de comportamento em casa ou na escola, proponha a ela outra atividade, um jogo, uma brincadeira fazendo com que ela perceba que aquele momento é inapropriado para sua "pesquisa interpessoal".

A partir dos quatro anos de idade, aparece a curiosidade em explorar o corpo dos amiguinhos. A criança esta descobrindo o seu próprio corpo e o dos outros. Mais uma vez é importante perceber qual a conotação para ela. Crianças não tem uma visão erótica dessas manifestações, quando estão perto de seus amiguinhos as curiosidades aumentam e suas cabecinhas ficam confusas. A menina pensa que lhe falta um pedaço ou ainda vai crescer, já os meninos por sua vez ficam horrorizados pensando o mesmo e achando que se aconteceu com elas poderá acontecer com eles também. Por isso é importante mostrar a elas as diferenças entre meninas e meninos, devemos ser claros e delicados para que não haja um problema de identificação sexual.

No começo da adolescência a partir dos dez anos de idade, a sexualidade fica mais aguçada, pois começam a ficar evidentes as mudanças nos corpos, tanto no menino quanto na menina, e começa a curiosidade. Nos meninos esse interesse é mais intenso, pois as ereções ficam frequentes e começa a masturbação com prazer, imaginando e fantasiando como seria o sexo.

Já nas meninas a puberdade acontece mais ou menos quando ocorre a primeira menstruação, junto disso ocorrem as mudanças corporais como o aumentos dos seios, dos quadris, a menina começa a tomar forma de mulher, despertando muito o interesse nos meninos.

Os adolescentes principalmente os meninos, passam por certa pressão dos amigos por conta da virgindade, hoje em dia as crianças tem a sua primeira relação sexual cada vez mais cedo, sem ter noção do que isso pode acarretar para suas vidas, pois muitos não possuem orientações o suficiente para um passo que será marcante para sempre em suas vidas. Os meninos principalmente gostam de contar muitas vantagens sobre esse assunto, quando fazem alguma coisa falam para todos os amigos, influenciando os demais a fazerem também, sem saber direito o que estão fazendo, sendo que, o ato de uma relação sexual sem orientação e sem responsabilidades, trazem problemas piores como as DSTs.

Com isso chegam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com