TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Singularidade x Coletividade

Por:   •  6/9/2016  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

É uma tarefa difícil firmar um objeto único da psicologia social pelo fato de se ter multiplicidade de abordagens . No entanto as relações que os indivíduos mantêm entre si e com a sua sociedade são o objetivo da Psicologia Social , ora se importando mais com a relação do indivíduo para com a sociedade , ora o contrário.Processos históricos foram responsáveis por essas mudanças de ideologias e objetivos da Psicologia Social.

Alguns autores propuseram que a Psicologia Social fosse dividida em partes (divisão clássica) , de acordo com a sua ênfase : a Psicologia Social Psicológica (que procurava explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença de pessoas) e a  Psicologia Social Sociológica (que estuda a experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive).

Além da divisão clássica ,a Psicologia Social desdobrou-se, mais recentemente, em outra vertente, qual seja a Psicologia Social Crítica . Com influências Marxistas , feministas e pós-modernistas , essa vertente adota uma postura crítica aos modelos sociais e práticas da atual sociedade . Colocam-se contra a exploração presente na sociedade (o que em minha opinião implica em criticar diretamente o capitalismo) e busca promover mudanças sociais em prol do bem-estar social.

As vertentes da Psicologia Social se separam também por partes do mundo e por isso vamos nos aprofundar logo em seguida . Por exemplo , na América do Nortea Psicologia Social Psicológica predomina . Na Europa, há uma preocupação maior com os processos grupais e socioculturais.Na América Latina, há uma tendência para a Psicologia Social Crítica (por ser uma região muito afetada por problemas sociais).

A Psicologia Social na América do Norte

Nas primeiras décadas do século XX, a Psicologia Social Psicológica estabeleceu-se como a tendência predominante no cenário norte-americano, em especial nos Estados Unidos , sob forte influência do behaviorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com